Você pode até pensar que ser um franqueado é depender de outra marca, mas, na verdade, é o oposto. Na verdade, isso significa contar com apoio da franqueadora desde o planejamento até a execução e vendas, além de estar associado a uma marca forte no mercado. Com as dificuldades burocráticas de se empreender no Brasil, esse suporte tem um grande valor.
Além disso, lembre-se de que uma franquia tem menos riscos de oferecer prejuízos do que montar uma empresa do zero e desconhecida. A seguir você entenderá melhor cada ponto dessas vantagens!
Ser um franqueado é contar com uma marca já consolidada no mercado
Ao investir em uma franquia, você conta com o benefício de contar com uma marca já renomada. A vantagem é clara: o seu público-alvo provavelmente já conhece a marca, a sua qualidade e os produtos.
Quando você leva para sua região uma marca nova, mas que já é conhecida em outros lugares, isso gera ainda mais expectativa. É muito mais simples trabalhar dessa forma do que criar algo novo e convencer o seu público da qualidade.
E também com boas estratégias de marketing
Um dos pontos positivos das franqueadoras é a facilidade na divulgação das campanhas e produtos. Normalmente, há um plano de marketing distribuído para todas as franqueadas, o que certamente economiza parte do que você precisaria investir.
Isso é ainda mais importante na abertura da franquia e também nas campanhas de datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças. E além de ter sua própria divulgação, lembre-se de que a marca também está sempre em evidência com investimentos ainda mais altos.
Além disso, é ter maior poder de negociação com shopping centers
Os shoppings centers são os principais espaços para abrir franquias. Entretanto, a negociação pode ser difícil, em especial para o empreendedor fazer isso sozinho. É por isso que a franqueadora é tão importante também nesse aspecto.
Com a força do nome da marca, a empresa consegue auxiliar na negociação, salientar as vantagens da loja para o mix do empreendimento e negociar. Assim, é possível conseguir taxas melhores ou até mesmo um ponto mais bem localizado.
Ser um franqueado também é ter acompanhamento frequente
Ser um franqueado poderia ser apenas abrir uma loja de alguma rede grande e fazer tudo sozinho dali para frente. Contudo, nos casos de franquias de marcas como a Alphabeto, por exemplo, não é bem assim que funciona.
O suporte acontece não apenas na abertura do negócio, mas também depois. Você tem um acompanhamento frequente para avaliar os negócios, repensar o plano inicial e fazer ajustes. Até mesmo se decidir expandir, a franqueadora estará ao seu lado.
E ainda ter um plano de negócios bem elaborado
Por fim, mas não menos importante, saiba que uma boa franqueadora também dá todo o suporte na montagem do plano de negócios. Com isso, você terá menos riscos de prejuízos e poderá visualizar sua franquia com mais clareza. Fazer esse plano sozinho, ao invés de ser um franqueado, aumentaria sua chance de erros e perdas futuras.
Se você ainda tem dúvidas das vantagens de ser um franqueado, confira no blog o artigo Investimentos em franquia: quais os riscos de não dar certo?