Uma série de aspectos devem ser analisados na escolha da melhor franquia. E isso tem início antes qualquer atitude de abertura da empresa. Você reduz em grande parte os riscos ao se questionar e escolher algo de acordo com o que espera do investimento. E também em relação às suas aptidões. Qual, afinal, seria o negócio do momento ideal?
A cada ano, as franquias tornam-se mais solidificadas e atraentes para o novo empreendedor. Afinal, o estilo de negócio junta o desejo de empreender às possibilidades de estar diante de marcas fortes. Ou que já têm algum reconhecimento e potenciais. Está na dúvida sobre em que tipo de mercado você quer entrar? Veja as nossas dicas!
Questione-se sobre o que gosta e o que sabe fazer
Não tenha pressa nesse início. Avalie muito bem, com os pés no chão e a cabeça nas nuvens. O que te agrada mais fazer e qual segmento faz os seus olhos brilharem? Até que ponto está interessado em investir capital e tempo nessa nova empreitada? Independente de qual seja o negócio do momento: você topa os padrões ditados pelo franqueador?
Analise como será atuar em determinado mercado
Pense em tipos de negócios e segmentos que apresentam alta viabilidade na localização em que quer empreender! Como é o público nessas regiões? Qual a média do nível socioeconômico delas?
Veja bem as possibilidades do negócio do momento
Digamos que você já escolher em qual ramo quer atuar. E para qual marca quer trabalhar. De quanto você dispõe para investir? Você está ciente e de acordo com o fato de que, por meses, você atuará sem nenhum lucro real? Avalie cada risco e calcule os prazos para obter retornos do que investiu.
Pesquise e observe o mercado atentamente. Converse, faça contatos, vá a lojas, cheque na Internet, vá a eventos corporativos, cheque as redes sociais. Encontrou o tal negócio do momento? Então, estude esse mercado a fundo, antes de entrar de cabeça!
Converse com os franqueados e os franqueadores
Procure dados a respeito de seu franqueador. Verifique como é a reputação e credibilidade da empresa. Afinal, você vestirá essa camisa, certo? Busque saber quais tipos de suporte são fornecidos aos franqueados.
Do outro lado, a mesma coisa: não pense duas vezes antes de ir até os franqueados. Bata um bom papo com alguns deles. Obtenha opiniões diversas e tire conclusões. Certamente, eles estarão dispostos a ajudar com dados importantes sobre a rotina do empreendimento.
Lembre-se de estudar com cuidado seus contratos
Uma vez com o contrato em mãos, leia e analise muito bem esse documento. Leve a minuta até algum advogado de confiança, que lide com franchising, e conte com sua ajuda. É essencial que fiquem claras para você as funções e deveres do franqueador e dos franqueados.
Pondere muito bem antes de tomar a decisão final
Você provavelmente se empolgará bastante com a ideia de que está entrando em um negócio do momento. Porém, relaxe, medite muito para poder finalmente colocar nele seu capital. Sem contar seu empenho, esforço e tempo! Lembre-se também de que você tem de estar alinhado a padronizações e regras determinadas pela franqueadora.
Não se esqueça de que sempre haverá possibilidades para investir, quando se fala em Franchising. É tentador ir atrás do que está em voga, do grande negócio do momento. Mas mais importante que isso é escolher o ramo que mais se adequa ao seu perfil. E também na estimativa de lucro. Vá com calma, passo a passo, para obter muito sucesso!
Que tal, gostou de saber mais sobre o mundo das franquias? Esperamos ter te dado um norte em relação a como escolher seu segmento. Não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook, e não perca nenhuma de nossas dicas!