Para investir em uma loja de moda infantil (ou de qualquer outro setor), você precisa antes de tudo ter um plano de negócios. E por que isso? Ele irá evitar erros básicos como perder todo o seu investimento por falta de preparo.
Algumas dicas podem ser compartilhadas para ter o plano de negócios perfeito!
O que é um plano de negócios?
Também chamado de plano empresarial, é um documento onde você vai escrever tudo aquilo que pensou para a empresa. As informações, objetivos, valores, investimentos e de que forma ela será criada. É como um manual para guiar o empreendedor e a equipe.
Com o plano, você sempre pode retornar nele quando estiver em dúvidas. Se for expandir a loja, o primeiro passo é olhar o plano de negócios novamente.
Graças a esse documento, você tem uma gestão mais organizada da empresa, além de visualizar o que ela pretende conquistar. Assim, evitará alguns erros e poderá ter uma comunicação clara com os sócios e equipes.
4 estratégias para fazer um plano de negócios eficiente
Alguns conselhos são bem úteis na hora de elaborar um plano empresarial prático e eficiente, capaz de resumir os objetivos da sua empresa e quais passos você e a sua equipe devem dar para alcançá-los. Veja a seguir.
1. Pesquise o mercado
Antes de tudo, que tal conhecer o mercado em que irá ingressar? No caso da moda infantil, pesquise os consumidores que têm interesse no produto e os seus concorrentes.
Procure saber quais marcas são vendidas e para quem. Além disso, sua missão é descobrir o que AINDA não está sendo oferecido, pois será o seu diferencial. A partir disso, poderá montar o seu plano de negócios entendendo o que a sua empresa precisa ter.
2. Crie um plano de marketing
Como a sua empresa pretende se divulgar? Isso também precisa ser previsto no plano de negócios. Determine como será feito o marketing e quais pontos serão explorados.
O ideal é focar no diferencial dos produtos, campanhas promocionais e ter atenção especial ao Dia das Crianças e Natal. Lembre-se ainda que no caso do setor de moda infantil, as ações devem atingir os pais. Afinal de contas, são eles quem irão comprar os produtos.
3. Tenha um plano operacional
O plano operacional fica dentro do seu plano de negócios e não há nada de errado nisso. É nele que irá constar como funcionará a empresa, incluindo a estrutura física e o estoque. O importante é incluir o máximo de informações aqui para que qualquer pessoa nova que chegue possa entender a operação da loja.
4. Determine um plano financeiro
O plano financeiro é a parte mais importante do plano de negócios. O indicado é colocar o máximo de detalhes que for possível: investimento inicial, receita, fluxo de caixa, custos fixos. Se preferir, pode incluir metas, como faturar um valor X nos seis meses seguintes.
Gostou das dicas acima? Então aproveite para aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema baixando gratuitamente o nosso material rico “Plano de negócios: o manual para o franqueado do segmento de moda infantil iniciar o negócio com o pé direito“. Nele, você vai conhecer todas as etapas que devem ser seguidas para se tornar um empreendedor de sucesso!