A vantagem de ter um processo consultivo na abertura da sua franquia

Investir em uma franquia pode ser um negócio bem rentável se você tiver visão empreendedora, dedicação ao negócio e se identificar com o mercado em que pretende atuar. Só para se ter uma ideia, no segundo trimestre de 2021 o setor faturou mais de R$ 41 bilhões.

Mas o que torna o mercado de franchising assim tão promissor? A vantagem de ter um processo consultivo na abertura da sua franquia é um ponto positivo para crescer e se destacar da concorrência. Saiba mais no artigo a seguir.

Vantagens de ter um processo consultivo na abertura da sua franquia

Muitos empreendedores acreditam erroneamente que investir em uma franquia é fácil, que basta apenas escolher um bom ponto comercial e ter o direito de uso de uma marca já consolidada no mercado. Ledo engano! Na verdade, por trás de uma marca de sucesso existe muito planejamento e a aplicação de um conjunto de habilidades para tornar o negócio sustentável por muitos anos. 

Se você estiver buscando compreender como isso funciona e quais são os benefícios para a abertura da sua franquia, saiba que tudo isso é possível graças ao minucioso processo consultivo que a marca faz antes de autorizar a abertura de uma nova loja. Até mesmo porque, o sucesso de um franqueado representa também o sucesso da marca. Então, quanto mais planejado for o negócio antes de abrir, maiores chances de sucesso ele terá.

abertura de franquia

Contar com um bom plano de negócios

O plano de negócios é o ponto de partida para a abertura da sua franquia. Afinal, trata-se de um documento que contém as informações necessárias sobre a empresa, como seus objetivos e o caminho a percorrer para que todos eles sejam alcançados.

O plano de negócios ajuda o empreendedor a compreender o mercado em que atua, o público que se pretende alcançar com seus produtos e/ou serviços, concorrentes e fornecedores. A partir desse conhecimento, é possível elaborar estratégias assertivas para que o negócio tenha bons resultados. Mas, também é um excelente instrumento para saber o que está dando errado e o que pode ser melhorado.

E com um ponto comercial estratégico

Esse é mais um detalhe que faz toda a diferença na hora de abrir a sua franquia: contar com o auxílio da franqueadora para escolher o ponto comercial. Ele deve ter um bom fluxo de pessoas, oferecer segurança aos funcionários e clientes e ainda representar bem os valores da marca.

No caso da Alphabeto, a marca se preocupa tanto com o sucesso dos seus franqueados, que escolhe cuidadosamente o local de abertura da nova loja. Além disso, estuda a concorrência local, negocia com os shoppings o custo do aluguel e ainda oferece um projeto arquitetônico alegre e moderno.

Ter uma divulgação profissional para a abertura da sua franquia

Cabe ainda ressaltar que um bom processo consultivo também envolve estratégias de marketing para divulgar o negócio. Elas podem ser do tipo institucional ou comercial, mas em ambos os casos devem ser adaptadas às necessidades da empresa.

Esse, aliás, é mais um fator positivo para a abertura da sua franquia, pois todo o marketing inaugural é feito por uma equipe de profissionais especializados. Isso significa contar com fotos e materiais impressos de qualidade, além de divulgação assertiva nas redes sociais. Em outras palavras, você só tem a ganhar!

Conforme você percebeu neste artigo, uma boa franqueadora faz tudo para que o seu negócio seja viável e principalmente lucrativo. Conheça 5 características do modelo de negócios Alphabeto e seja um empreendedor de sucesso!

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.