Rede de varejo: 4 pontos para avaliar antes de fechar negócio

Investir em uma rede de varejo pode ser uma excelente escolha para se tornar um empreendedor de sucesso. Afinal, o setor está diretamente ligado ao consumo e pode englobar uma infinidade de produtos, o que o torna muito atrativo. Contudo, para que o empreendimento alcance os resultados esperados, é preciso ter cautela e avaliar vários fatores antes de fechar negócio.

Quer saber quais pontos avaliar antes de investir em uma franquia de varejo? Então acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai conferir quais perguntas fazer à franqueadora antes de assinar o contrato para saber se o investimento vale ou não à pena. Confira!

Dicas para investir em uma rede de varejo de sucesso

Mesmo com a pandemia da COVID-19 e com as medidas restritivas impostas pelos órgãos governamentais para tentar conter a propagação do vírus, as vendas do comércio varejista fecharam em alta em 2020, representando um crescimento de 1,2% quando comparado ao ano anterior. 

Esses dados mostram o quanto investir em uma rede de varejo pode ser uma boa oportunidade para quem deseja obter lucros independentemente da situação econômica do país. Mas é claro que para isso, é preciso considerar alguns fatores para acertar na escolha da franquia e não ter prejuízos.

Eu possuo o perfil de investidor adequado para tocar com sucesso o negócio?

Esse questionamento permite que você, futuro franqueado, compreenda se está preparado para investir em uma rede de varejo com regras pré-estabelecidas. Para esse entendimento, procure responder a algumas perguntas:

  • Eu me identifico com o setor de varejo?
  • Terei disponibilidade para me dedicar integralmente à gestão do negócio?
  • Tenho habilidade em lidar com o público?
  • Sei lidar com regras?

A partir das respostas você vai perceber se investir em uma franquia do setor de varejo é ou não para você.

rede de varejo

O negócio é escalável?

A princípio, ter um negócio escalável significa produzir mais com menos recursos. Em outras palavras, significa ter um faturamento inversamente proporcional às despesas. Isso é muito importante, pois esse tipo de negócio tende a crescer com mais facilidade quando comparado a outros modelos. 

Outra característica de um negócio escalável é oferecer produtos que podem ser replicados em larga escala com facilidade e agilidade. Assim, obtém resultados positivos, conquista e fideliza clientes em menor tempo.

Quais suportes a rede de varejo franqueadora oferece aos seus franqueados?

Outra pergunta que você deve fazer antes de fechar negócio com uma rede de varejo é se a marca oferece suporte aos seus investidores. Caso a resposta seja positiva, questione quais são e como isso é feito.

Algumas franqueadoras auxiliam o empreendedor em todas as etapas da abertura da loja, do plano de negócios à negociação do CDU com os shoppings. Além disso, também investem continuamente em treinamento e em tecnologia para auxiliar a boa gestão do negócio pelo franqueado.

Qual é a taxa de franquia e qual é o capital necessário para abrir uma loja da rede?

Embora essas perguntas possam parecer óbvias, elas também devem ser analisadas com cuidado antes de investir em uma franquia. Até mesmo porque tais fatores podem variar bastante de uma empresa para outra.

Para quem não sabe, a taxa de franquia faz parte do investimento inicial do negócio e consiste em um valor único que deve ser pago logo após a assinatura do contrato. Ele se refere ao direito de uso da marca.

Já o capital necessário diz respeito ao valor gasto com obras, mobiliário, estoque inicial, marketing, equipamentos e sistemas. Tanto a taxa de franquia quanto o capital de giro são investimentos estimados que devem ser analisados antes de fechar o negócio, para ter certeza de que possui recursos financeiros suficientes para mantê-lo de pé durante a duração do contrato.

Certamente agora você já conhece alguns pontos a considerar antes de fechar negócio com uma rede de varejo, não é mesmo? Então que tal aprofundar os seus conhecimentos no tema? Baixe gratuitamente nosso infográfico “Problemas, medos, decisões e consequências no varejo – a importância da experiência e do suporte da franqueadora no fechamento de negócio” e dê o primeiro passo rumo ao sucesso.

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.