Quanto vou ganhar investindo em uma franquia?

Quando um empreendedor decide investir em uma franquia, uma de suas primeiras perguntas é: quanto vou ganhar com esse investimento?

A resposta à questão sobre o lucro depende de muitas variáveis, é claro. Porém, o setor de moda infantil oferece muitas vantagens que costumam aumentar o percentual de lucro, como a baixa sazonalidade. Além disso, de forma geral, o segmento de moda infantil está em crescimento nos últimos anos e não tem sofrido com quedas bruscas.

Neste artigo vamos esclarecer um pouco sobre a margem de lucro com o investimento em uma franquia. Descubra!

Leve em conta um payback de no máximo 3 anos

O PRI é um dos fatores que influenciam a margem de lucro do negócio. Esse índice, também conhecido como payback, corresponde ao prazo de retorno do investimento. O cálculo é feito de forma inversa à da rentabilidade. Quando uma franquia prevê, por exemplo, o PRI em 3 anos, deve recuperar o investimento inicial sob a forma de lucro após o terceiro ano.

Uma franquia pode até obter um retorno mais rápido: em menos de 2 anos. Para se chegar ao PRT, você deve levar em conta certas variáveis, como o faturamento mensal e o lucro líquido do mês. Deve colocar na balança também os custos operacionais, que incluem impostos, contas de luz e internet, capital de giro, royalties, taxa de franquia e salários dos funcionários.

Calcule o ROI (Retorno sobre o Investimento) da franquia

Um dos principais meios de se obter as projeções de lucro de uma franquia é o ROI. Essa sigla significa: Retorno sobre o Investimento. Seu percentual é baseado na taxa de franquia, nos custos de instalação, no capital de giro e no percentual de royalties.

franquia

O referencial em questão é uma das principais formas de obter projeções de lucro na hora de investir em uma franquia. No entanto, o ROI também depende de outros fatores, como tempo de funcionamento e da capacidade do gestor da franquia.

Saiba que investir em uma marca consolidada aumenta o potencial de lucro

Para otimizar os resultados e atingir novos patamares no varejo, investir em uma marca que esteja consolidada no mercado é uma ótima escolha. A fama e o prestígio da empresa junto ao público aumentam o poder de atração sobre as pessoas, o que potencializa a lucratividade.

Além disso, o apoio de uma franqueadora já estabilizada no mercado durante certas negociações, como junto a shoppings, pode reduzir os custos com a locação. Também ajuda na hora de negociar os melhores pontos de venda em centros comerciais. Tudo isso, sem dúvidas, colabora para incrementar os lucros!

Espere um lucro médio de no mínimo 12%

Segundo as informações de associações especializadas no Brasil, o percentual de lucro médio de uma franquia presente no país é de 12% a 15%. Se considerarmos que a taxa básica de juros no país atingiu 6% ao ano, vale observar que investir em uma franquia viabiliza obter o dobro de retorno.

A margem de lucro de uma franquia depende de uma série de variáveis. Porém, começa com 12%. É importante realizar os cálculos descritos acima, como o payback, para chegar ao percentual mais próximo da realidade.

Este post sobre margem de lucro com franquias foi útil? Aproveite que já está por aqui e se cadastre em nossa newsletter para ler mais artigos atuais sobre franquias!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.