Quais os fatores que podem fazer uma loja franqueada fechar?

Abrir uma loja franqueada é uma excelente alternativa para diminuir os riscos em relação ao investimento. Afinal, a marca já está consolidada e há um plano de negócio testado e validado para apoiar a atuação.

Contudo, isso não significa que o sucesso é garantido em qualquer situação. Na verdade, alguns fatores podem fazer com que a loja feche as portas, então o ideal é conhecê-los para saber como evitá-los.

No texto que segue, aproveite para descobrir quais são as questões que podem fazer com que uma loja franqueada feche as portas!

A falta de alinhamento do empreendedor com o negócio atrapalha o desempenho

Para se tornar um franqueado, não é obrigatório ter experiência prévia no varejo ou formação específica. No entanto, algumas características são bem importantes e compõem o perfil do empreendedor.

É necessário, por exemplo, ter um perfil dinâmico, proativo e criativo para trazer soluções e conquistar ótimos resultados. Também é essencial buscar se informar sobre o segmento, pois isso ajudará a tomar decisões melhores, com o apoio da franqueadora.

Quando o perfil não está alinhado com a franquia, entretanto, é muito difícil a relação dar certo. O que era para ser uma parceria de negócios se transforma em um alto risco de fracasso.

A escolha inadequada do ponto pode fazer a loja franqueada fechar as portas

Selecionar um ponto comercial estratégico é essencial para que o seu comércio dê certo. Com uma unidade de franquia, não é diferente — e o erro nesse ponto pode causar o fechamento do negócio.

loja franqueada

Para que isso não aconteça, é essencial pesquisar bastante e entender qual alternativa faz mais sentido para o público e para o tipo de produto. Uma franquia de roupa infantil, por exemplo, costuma se dar muito bem em um shopping movimentado. Então, é preciso considerar as possibilidades para aproveitar boas oportunidades.

A falta de comprometimento do franqueado prejudica o negócio

Não é porque estamos falando de uma loja franqueada que a empresa vai funcionar sozinha. Não custa lembrar: o modelo de negócio pronto ajuda, mas não é o único critério para o sucesso. Então, quando um franqueado não se dedica, as coisas podem não sair conforme o planejado.

O ideal mesmo é ter disponibilidade completa para tocar o negócio, acompanhando tudo o que acontece. Quanto maior for o seu envolvimento, maiores serão as chances de obter um bom retorno sobre investimento.

A escolha incorreta da franqueadora tem sérias consequências

Desviar de todos esses erros é importante, mas só será suficiente se você acertar na escolha da franquia. Na prática, significa que a marca deve ter uma boa estrutura, amplo reconhecimento de mercado e resultados atraentes.

Quando você investe sem saber como são os processos de negócio, qual é o payback ou quanto de lucratividade vai obter, acaba se arriscando mais que o necessário — e a loja franqueada pode fechar antes do tempo. Por isso, o ideal é avaliar muito bem as suas opções, de modo a contar com o apoio de uma franqueadora de sucesso.

Para a loja franqueada dar certo e se manter no mercado, é essencial conhecer e evitar que esses fatores se consolidem. Assim, você aproveitará o seu investimento de uma forma muito mais positiva.

Que tal conferir novidades e ter muitas outras dicas? Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.