Por que ser um franqueado é melhor que abrir o próprio negócio?

Você pode até pensar que ser um franqueado é depender de outra marca, mas, na verdade, é o oposto. Na verdade, isso significa contar com apoio da franqueadora desde o planejamento até a execução e vendas, além de estar associado a uma marca forte no mercado. Com as dificuldades burocráticas de se empreender no Brasil, esse suporte tem um grande valor.

Além disso, lembre-se de que uma franquia tem menos riscos de oferecer prejuízos do que montar uma empresa do zero e desconhecida. A seguir você entenderá melhor cada ponto dessas vantagens!

Ser um franqueado é contar com uma marca já consolidada no mercado

Ao investir em uma franquia, você conta com o benefício de contar com uma marca já renomada. A vantagem é clara: o seu público-alvo provavelmente já conhece a marca, a sua qualidade e os produtos.

Quando você leva para sua região uma marca nova, mas que já é conhecida em outros lugares, isso gera ainda mais expectativa. É muito mais simples trabalhar dessa forma do que criar algo novo e convencer o seu público da qualidade.

E também com boas estratégias de marketing

Um dos pontos positivos das franqueadoras é a facilidade na divulgação das campanhas e produtos. Normalmente, há um plano de marketing distribuído para todas as franqueadas, o que certamente economiza parte do que você precisaria investir.

Isso é ainda mais importante na abertura da franquia e também nas campanhas de datas comemorativas, como Natal e Dia das Crianças. E além de ter sua própria divulgação, lembre-se de que a marca também está sempre em evidência com investimentos ainda mais altos.

ser um franqueado

Além disso, é ter maior poder de negociação com shopping centers

Os shoppings centers são os principais espaços para abrir franquias. Entretanto, a negociação pode ser difícil, em especial para o empreendedor fazer isso sozinho. É por isso que a franqueadora é tão importante também nesse aspecto.

Com a força do nome da marca, a empresa consegue auxiliar na negociação, salientar as vantagens da loja para o mix do empreendimento e negociar. Assim, é possível conseguir taxas melhores ou até mesmo um ponto mais bem localizado.

Ser um franqueado também é ter acompanhamento frequente

Ser um franqueado poderia ser apenas abrir uma loja de alguma rede grande e fazer tudo sozinho dali para frente. Contudo, nos casos de franquias de marcas como a Alphabeto, por exemplo, não é bem assim que funciona.

O suporte acontece não apenas na abertura do negócio, mas também depois. Você tem um acompanhamento frequente para avaliar os negócios, repensar o plano inicial e fazer ajustes. Até mesmo se decidir expandir, a franqueadora estará ao seu lado.

E ainda ter um plano de negócios bem elaborado

Por fim, mas não menos importante, saiba que uma boa franqueadora também dá todo o suporte na montagem do plano de negócios. Com isso, você terá menos riscos de prejuízos e poderá visualizar sua franquia com mais clareza. Fazer esse plano sozinho, ao invés de ser um franqueado, aumentaria sua chance de erros e perdas futuras.

Se você ainda tem dúvidas das vantagens de ser um franqueado, confira no blog o artigo Investimentos em franquia: quais os riscos de não dar certo?

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.