Por que fugir de franquias baratas demais?

Você anda em busca de franquias baratas para investir? Em um primeiro momento, elas podem até parecer a solução para a sua independência financeira, mas, na verdade, podem se tornar boas armadilhas a médio e longo prazos. Descubra os motivos no artigo a seguir.

Por que fugir de franquias baratas demais?

Tornar-se dono do próprio negócio com baixo custo de investimento: essa é a principal proposta das franquias baratas. Algumas, inclusive, prometem ao empreendedor excelentes oportunidades de negócios a partir de R$ 5 mil de investimento. Mas, será que as oportunidades valem realmente a pena?

Alta competitividade

Claro que a competitividade não acontece somente com franquias baratas, mas nesse caso, ela é muito maior. Se você enxergou uma possibilidade de negócio em uma marca que comercializa seu direito de uso por apenas R$ 5 mil, certamente outros empreendedores também tiveram a mesma opinião.

Isso, por sua vez, leva a uma saturação de mercado, com várias lojas da rede disputando clientes em um mesmo bairro, por exemplo. Isso é muito comum em franquias que só pensam em vender, mas se preocupam pouco com o sucesso dos seus franqueados.

Franquias baratas também não oferecem suporte aos seus franqueados

Outro detalhe que pode prejudicar consideravelmente o seu negócio é a falta de suporte da franqueadora. Ele é necessário, pois ajuda o empreendedor a compreender como funciona o mercado, quem são os seus concorrentes e o quanto é preciso vender para alcançar o payback desejado.

Uma boa franqueadora também oferece suporte de marketing, sistemas de gestão para facilitar o dia a dia do franqueado e treinamentos contínuos para que tanto ele quanto a sua equipe tenham sucesso no mercado. Por outro lado, a maioria das franquias baratas se mostram incapazes de prestar um bom suporte, pois elas próprias não possuem uma estrutura eficaz de operação.

Franqueado ou vendedor?

Outro risco que você corre ao investir em franquias baratas é de, na verdade, acabar se tornando um vendedor dos produtos da marca e não dono do seu próprio negócio. E o pior de tudo: ainda pagar por isso. 

Para evitar esses e outros riscos, antes de assinar qualquer contrato, analise bem a COF (Circular de Oferta da Franquia). Na prática, a COF é um documento que antecede o contrato e descreve todos os direitos e deveres da franqueadora e dos franqueados. 

Além disso, a COF também aborda outras condições do negócio, como condições de concorrência territorial, valor mínimo de compras entre outros fatores.

Baixo potencial de crescimento

Uma das características das franquias é gerar negócios escaláveis, ou seja, capazes de aumentar os seus faturamentos sem aumentar as despesas na mesma proporção. Contudo, com as franquias baratas essa é uma realidade que não existe, seja por falta de um posicionamento de marca diferenciado ou por falta de estrutura de mercado.

Sendo assim, o empreendedor corre o risco de perder todo o seu investimento em algo que não dá retorno. E ainda que as taxas cobradas sejam menores que as melhores franquias do mercado, esse é um ponto para ser avaliado

Mais vale entrar em contato com o gerente da sua conta e conseguir um financiamento para investir em uma boa franquia do que se tornar um empregado de um negócio improdutivo. Lembre-se: o barato pode sair caro. E muito caro, diga-se de passagem.

Quer se tornar dono do seu próprio negócio com uma franquia com posicionamento de marca diferenciado e eleita por três anos consecutivos uma franquia de excelência pela ABF (Associação Brasileira de Franchising)? Então entre em contato com a Alphabeto e conquiste a sua independência financeira com um modelo de negócio sério e com produtos já aprovados e reconhecidos pelo público!

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.