O que o empreendedor precisa saber para abrir uma franquia?

Diversas razões explicam o sonho da maioria das pessoas em ter o próprio negócio, mas empreender nem sempre é tarefa fácil. Uma das maneiras mais simples de conquistar a desejada autonomia no trabalho é, sem sombra de dúvidas, abrir uma franquia.

Investir em um negócio já estabelecido no mercado é uma das formas mais viáveis de empregar dinheiro, especialmente quando se trata de um nicho em ascensão. Confira quatro dicas imperdíveis que todo empreendedor precisa saber antes de abrir uma franquia!

Informe-se sobre a experiência de abrir uma franquia

Antes de qualquer coisa, é essencial que o empreendedor esteja preparado para ingressar no mercado de franchising. Por isso, o ideal é estar ao máximo informado sobre o funcionamento da abertura de novas franquias antes de dar início ao processo.

A importância desse primeiro passo diz respeito, principalmente, aos direitos e deveres de todo franqueado. É interessante, ao encontrar uma empresa em potencial para investir, estar atento ao COF (Circular de Oferta de Franquia), documento que apresenta as premissas gerais do negócio.

Vale analisar se o negócio apresenta boa segurança para alocar seus recursos, se tem um payback promissor e quais são os riscos potenciais do negócio.

Procure saber mais sobre a franqueadora

É muito importante que o empreendedor conheça bem a franqueadora antes de investir nela. Estar ciente de que abrir uma franquia significa continuar uma história que já começou a ser escrita por outrem é parte essencial do processo.

Por isso, o interessante é que o investidor procure conhecer a trajetória da franqueadora, o tipo de produto que ela oferece, há quanto tempo está no mercado, o segmento no qual ela atua, entre outros. Sem entender o negócio no qual pretende investir, pode estar colocando em risco o capital aplicado.

abrir uma franquia

Verifique informações sobre o suporte oferecido

Outro aspecto importante com relação à abertura de franquias é o suporte oferecido pelo franqueado aos empreendedores. É interessante ao investidor estar ao máximo ciente da assistência ofertada pelo sistema da empresa em questão, para evitar maiores problemas futuros.

Uma equipe de suporte qualificada é imprescindível ao sucesso do negócio, já que sua missão é apoiar o franqueado em eventuais conflitos que possam surgir. Por isso é importante estar atento ao suporte oferecido.

Realize uma boa pesquisa de mercado

Investir tempo e dinheiro em um negócio pouco rentável não é nada animador, não é mesmo? Para que isso não ocorra, é essencial que o empreendedor faça uma boa pesquisa de mercado antes de abrir uma franquia.

Ao conhecer melhor o mercado e o nicho em que pretende atuar, o franqueado amplia suas chances de sucesso. É muito mais seguro, por exemplo, optar por segmentos cujos negócios tendem a crescer. As chances de ascensão são muito maiores em áreas que estejam dominando o mercado.

A partir dessas dicas, as chances de alavancar seu patrimônio por meio do investimento em franquias ficam ainda maiores. Investir em empresas que tenham marcas já consolidadas é um ganho no que diz respeito às dificuldades que todo empreendedor sofre ao começar um novo negócio.

Traçando caminhos mais seguros, o franqueado pode canalizar suas energias na participação ativa em uma empresa que já está em andamento. Isso possibilita aos empreendedores uma grande chance de autonomia profissional, se decidirem por abrir uma franquia.

Gostou das dicas? Não se esqueça de curtir a Alphabeto no Facebook e nos seguir no Instagram e no Linkedin!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.