Negócio do momento: como escolher a melhor franquia?

Uma série de aspectos devem ser analisados na escolha da melhor franquia. E isso tem início antes qualquer atitude de abertura da empresa. Você reduz em grande parte os riscos ao se questionar e escolher algo de acordo com o que espera do investimento. E também em relação às suas aptidões. Qual, afinal, seria o negócio do momento ideal?

A cada ano, as franquias tornam-se mais solidificadas e atraentes para o novo empreendedor. Afinal, o estilo de negócio junta o desejo de empreender às possibilidades de estar diante de marcas fortes. Ou que já têm algum reconhecimento e potenciais. Está na dúvida sobre em que tipo de mercado você quer entrar? Veja as nossas dicas!

Questione-se sobre o que gosta e o que sabe fazer

Não tenha pressa nesse início. Avalie muito bem, com os pés no chão e a cabeça nas nuvens. O que te agrada mais fazer e qual segmento faz os seus olhos brilharem? Até que ponto está interessado em investir capital e tempo nessa nova empreitada? Independente de qual seja o negócio do momento: você topa os padrões ditados pelo franqueador?

Analise como será atuar em determinado mercado

Pense em tipos de negócios e segmentos que apresentam alta viabilidade na localização em que quer empreender! Como é o público nessas regiões? Qual a média do nível socioeconômico delas?

Veja bem as possibilidades do negócio do momento

Digamos que você já escolher em qual ramo quer atuar. E para qual marca quer trabalhar. De quanto você dispõe para investir? Você está ciente e de acordo com o fato de que, por meses, você atuará sem nenhum lucro real? Avalie cada risco e calcule os prazos para obter retornos do que investiu.

Pesquise e observe o mercado atentamente. Converse, faça contatos, vá a lojas, cheque na Internet, vá a eventos corporativos, cheque as redes sociais. Encontrou o tal negócio do momento? Então, estude esse mercado a fundo, antes de entrar de cabeça!

negócio do momento

Converse com os franqueados e os franqueadores

Procure dados a respeito de seu franqueador. Verifique como é a reputação e credibilidade da empresa. Afinal, você vestirá essa camisa, certo? Busque saber quais tipos de suporte são fornecidos aos franqueados.

Do outro lado, a mesma coisa: não pense duas vezes antes de ir até os franqueados. Bata um bom papo com alguns deles. Obtenha opiniões diversas e tire conclusões. Certamente, eles estarão dispostos a ajudar com dados importantes sobre a rotina do empreendimento.

Lembre-se de estudar com cuidado seus contratos

Uma vez com o contrato em mãos, leia e analise muito bem esse documento. Leve a minuta até algum advogado de confiança, que lide com franchising, e conte com sua ajuda. É essencial que fiquem claras para você as funções e deveres do franqueador e dos franqueados.

Pondere muito bem antes de tomar a decisão final

Você provavelmente se empolgará bastante com a ideia de que está entrando em um negócio do momento. Porém, relaxe, medite muito para poder finalmente colocar nele seu capital. Sem contar seu empenho, esforço e tempo! Lembre-se também de que você tem de estar alinhado a padronizações e regras determinadas pela franqueadora.

Não se esqueça de que sempre haverá possibilidades para investir, quando se fala em Franchising. É tentador ir atrás do que está em voga, do grande negócio do momento. Mas mais importante que isso é escolher o ramo que mais se adequa ao seu perfil. E também na estimativa de lucro. Vá com calma, passo a passo, para obter muito sucesso!

Que tal, gostou de saber mais sobre o mundo das franquias? Esperamos ter te dado um norte em relação a como escolher seu segmento. Não se esqueça de seguir a nossa página no Facebook, e não perca nenhuma de nossas dicas!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.