Lojas Físicas x Ecommerce: como as redes de varejo estão trabalhando a estratégia omnicanal

A estratégia omnicanal está revolucionando as redes de varejo ao redor do mundo. Por meio dela, o consumidor pode ter uma experiência completa com a marca por meio de diferentes canais de venda. Tendência no setor, o omnichannel impulsiona as vendas, pois permite que as empresas conheçam as preferências do seu público-alvo. Isso, por sua vez, permite traçar estratégias de marketing mais assertivas.

Entendendo o conceito de omnichannel

Em um primeiro momento você pode até pensar que a estratégia omnicanal consiste em comprar um produto em uma loja online e retirá-lo em uma loja física, mas é muito mais do que isso. Trata-se, na verdade, da integração completa de todos os canais da empresa, de forma que o cliente não sinta nenhuma diferença entre a loja física e a loja virtual por meio de uma comunicação efetiva e padronizada.

Dessa forma, o cliente pode pesquisar sobre um produto na internet, experimentá-lo em um loja física e comprá-lo com os descontos oferecidos pelo e-commerce. Ou ainda, comprar um item em uma loja virtual e trocá-lo (ou devolvê-lo) na loja física mais conveniente para si.

O fato é que com o advento da internet o perfil do consumidor mudou e as redes de varejo precisam se adaptar às transformações para se manterem competitivas no mercado em que atuam. Ao ampliar as possibilidades de compra do consumidor, uma empresa influencia positivamente a decisão de compra dele e potencializa consideravelmente os seus lucros.

Só para ter uma ideia de como a estratégia omnicanal pode elevar o seu negócio a outro nível, um estudo realizado com 46 mil pessoas apontou que 73% delas usam vários canais em sua jornada de compra. Por outro lado, o mesmo estudo verificou que apenas 7% desses consumidores compram exclusivamente de forma online.

Como as redes de varejo estão aplicando a estratégia omnicanal?

Agora que você já compreendeu o conceito de omnichannel, está na hora de entender como as redes de varejo estão aplicando a estratégia para atrair e fidelizar clientes. Isso é feito por meio de uma logística integrada, que utiliza sistemas tecnológicos que possibilitam que todos os setores da empresa conversem entre si.

Assim, o setor de marketing consegue mapear as preferências desse consumidor, de forma a criar campanhas mais assertivas para ele independentemente do canal utilizado para efetuar a compra. De igual forma, o setor de atendimento passa a conseguir resolver as solicitações de forma mais ágil, também independentemente da origem.

Para que isso seja possível, vários tipos de integração podem ser oferecidos, conforme objetivo do negócio. Entre eles, os mais utilizados são:

redes de varejo

Informações online sobre o estoque de uma loja física

Viu um produto em uma loja virtual, mas gostaria de tê-lo em mãos o quanto antes comprando na loja física mais próxima da sua casa ou trabalho? Graças ao omnichannel isso é possível, pois a estratégia permite que um consumidor consulte o estoque de uma determinada loja online. Assim, ele não corre o risco de ir até a loja física e não encontrar o produto desejado.

Comprar online em uma das redes de varejo e retirar o produto na loja física

Essa é outra grande vantagem da estratégia omnichannel que não beneficia apenas o consumidor, mas o lojista também. Ao oferecer essa possibilidade, as redes de varejo atraem os clientes fisicamente para suas lojas, o que acaba estimulando a compra de outros produtos no local.

Além disso, comprar online e retirar na loja física também reduz os custos com frete para ambas as partes, lojista e consumidor. Isso torna o produto mais acessível e torna a sua empresa mais competitiva.

Brindes e promoções

Outra forma de atrair consumidores online e atraí-los até as lojas físicas é por meio do oferecimento de brindes e descontos nos sites. Nesse caso, o consumidor geralmente é convidado a preencher um cadastro online, compartilhar a publicação em redes sociais e marcar amigos, entre outras orientações. 

Após isso, basta imprimir ou salvar o código do desconto ou o voucher em uma loja física e retirar o brinde oferecido. Dessa forma, as redes de varejo estimulam novas compras e tornam suas marcas ainda mais fortalecidas.

É claro que essas são apenas algumas formas de trabalhar a estratégia omnichannel, mas além delas há inúmeras outras possibilidades. O importante aqui é manter o foco no cliente e utilizar o poder da integração dos canais de comunicação a favor do seu negócio. 

Não sabe como fazer? Então tornou-se um franqueado da Alphabeto, uma das marcas líderes no segmento de moda infantil. Investimos constantemente em tecnologia e oferecemos todo o suporte necessário para que você seja um empreendedor de sucesso!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.