A importância do plano de negócios antes do início da operação de uma franquia

Se você está pensando em investir em uma franquia, então saiba que o primeiro passo que precisa dar é fazer um plano de negócios. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma importante ferramenta de gestão empresarial que descreve os objetivos do empreendimento e os caminhos que devem ser trilhados para que eles sejam alcançados.

É o plano de negócios que auxilia o empreendedor a saber se o investimento que ele está pretendendo fazer é viável ou não. Além disso, ajuda a mapear os pontos fracos e fortes do negócio, bem como as suas vantagens competitivas perante a concorrência. 

Nesse sentido, a ferramenta permite que o empreendedor conheça melhor o seu negócio, o mercado em que está inserido, seus possíveis clientes e fornecedores. Assim, o documento diminui as chances de erros que levam muitas empresas a fecharem as portas. De acordo com o Sebrae, 31% das empresas morrem logo no primeiro ano de funcionamento. Entre as principais causas, está a falta de planejamento.

Por que o plano de negócios é importante?

Diante de tudo o que já foi exposto anteriormente, fica fácil perceber que o plano de negócios deve fazer parte do planejamento de uma empresa, principalmente quando se trata de um empreendimento em fase inicial.

Afinal de contas, é esse documento que ajuda o empreendedor a definir onde vai querer estar daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos. Em outras palavras, isso significa dizer que essa ferramenta de gestão é muito importante, pois contribui positivamente para o crescimento da empresa. 

plano de negócios

Como fazer?

O plano de negócios pode ser adaptado a todo e qualquer tipo de empresa. Contudo, mesmo com toda a sua importância, muitos empresários o deixam de lado. Infelizmente essa negligência pode ser explicada por vários fatores. Entre os principais, vale a pena destacar:

  • Não conhecer a fundo o seu produto ou serviço;
  • Não conhecer o mercado em que atua;
  • Não conhecer o seu público-alvo e seus concorrentes;
  • Não conseguir fazer uma análise financeira do empreendimento.

De fato, várias são as informações que fazem parte do plano de negócios, o que de certa forma requer conhecimento especializado. Além dos aspectos citados anteriormente, a ferramenta também leva em consideração um bom plano de marketing e informações sobre os processos operacionais.

Invista em uma franquia e tenha um plano de negócios elaborados por especialistas

Mas com tantas informações, como iniciar um negócio de forma mais segura? Nesse caso, o melhor caminho é investir em uma franquia. Isso porque nesse modelo de negócios, você já conta com todo o suporte necessário para poder funcionar.

Além de um plano de negócios claro e objetivo, você já começa com o pé direito, com uma marca consolidada no mercado, com produtos já reconhecidos e consagrados pelo público. Assim, poderá iniciar o seu empreendimento com uma vantagem competitiva e com boas chances de lucro.

Ficou interessado? Então comece o seu próprio negócio com a Alphabeto. Entre em contato conosco e seja um franqueado de uma marca de moda infantil com mais de 25 anos no mercado!

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.