Franquias: o que é o CDU e como essa variável pode ser trabalhada?

Um dos termos que os proprietários de franquias precisam lidar ao procurar um shopping center para sua loja é o CDU. A sigla representa a Cessão de Direito de Uso e você não poderá fugir dela se quiser abrir uma franquia em um espaço desse tipo.

Sem dúvida, um shopping center traz benefícios como um maior fluxo de pessoas, infraestrutura e segurança. Contudo, é importante saber negociar todos os fatores para a abertura da loja, incluindo o CDU.

Como funciona o CDU?

De forma simples, o CDU é o direito de uso do ponto, expresso em um contrato válido por um total de cinco anos. Portanto, faz parte do investimento inicial da franquia que será aberta no shopping center, já que os shoppings não vendem ou não alugam as lojas, apenas vendem a cessão de direito de uso delas.

Caso você tenha quitado o contrato e não esteja inadimplente, poderá inclusive repassar o ponto para outro locatário. Isso pode variar em alguns shoppings, mas no geral é como a regra funciona.

Em outras palavras, a Cessão de Direito de Uso funciona basicamente como um contrato de locação. Inclusive, ele é regido pela Lei nº 8.245/91, a Lei do Inquilinato. Entre alguns direitos, o inquilino pode renovar automaticamente a locação caso esteja com todas as suas obrigações em dia.

Fatores importantes do CDU

Registro da marca no INPI

Quando falamos em franquias e shopping center, tudo precisa ser observado. Um dos fatores é o registro no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual.

A marca precisa estar devidamente registrada para certificar a validade do contrato de locação. Ainda, o franqueador deve ser o titular dos direitos da respectiva marca.

franquias

Renovação

Você observou acima que o prazo do CDU é de cinco anos e há o direito automático de renovação. E quando não desejar renovar? Neste caso, estar com os pagamentos em dia é importante para que possa passar a locação para outra pessoa, se desejar.

Você pode optar por renovar para os próximos cinco anos e ainda locar o espaço. Isso deve ser conversado sempre com o empreendimento para saber as suas possibilidades.

Negociação

Um dos pontos importantes é saber que a CDU é uma obrigação, mas não significa que não seja negociável. Na verdade, em qualquer lugar que você abra a franquia também precisará desembolsar um investimento inicial com a locação.

O que acontece no caso de muitos empreendedores é que ficam receosos de negociar com os shoppings. Como se tratam de grandes redes e administradoras pelo país, pensam que não há como tornar a Cessão de Direito de Uso mais acessível sob o ponto de vista financeiro. Porém, não se engane: isso quase sempre é possível.

Escolher uma rede de franquias confiável e de renome no mercado em que atua facilita a negociação. Afinal de contas, o franqueador também está interessado no sucesso da nova loja, por isso pode usar a sua influência na negociação do CDU junto aos shoppings centers.

Quer ser um franqueado de sucesso? Então torne-se um parceiro de negócios da Alphabeto, marca líder no segmento de moda infantil. Oferecemos todo o suporte para que o seu investimento no comércio tenha excelentes resultados, do plano de negócios à negociação do contrato de Cessão de Direito de Uso junto aos shoppings centers. Acesse o nosso site e confira!

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.