Franquia: a importância de estabelecer metas e dar visibilidade ao progresso da equipe de frente de loja

Uma franquia traz consigo uma série de benefícios para os franqueados e também os seus colaboradores. O apoio à loja é fundamental principalmente no momento inicial das operações, mas um ponto importante é a atenção com a equipe de frente de loja. 

Além de representar o “espírito” da marca, a equipe precisa estar bem alinhada para esclarecer as dúvidas do público. Não se trata somente de receber bem, mas de trabalhar para alcançar as metas da empresa, por isso elas precisam ser bem claras.

A importância da equipe de frente em uma franquia

Para uma franquia ser bem sucedida, isso significa que alguém precisa estar na “linha de frente”. É claro que há gestores e muitas outras pessoas envolvidas no funcionamento de uma loja, mas é com os vendedores, gerentes e caixas que o seu cliente terá contato direto.

Em outras palavras, isso significa dizer que essa é a parte da equipe que vai encerrar a jornada de compra do seu cliente e contribuir para que ele volte a comprar os seus produtos. Por isso, quanto mais alinhados esses colaboradores estiverem com os valores da sua empresa e com suas expectativas de vendas, melhores resultados para toda a franquia.

Metas bem estabelecidas

Um dos primeiros pontos é que todos na empresa precisam estar na “mesma página”. Por isso, o planejamento deve passar por toda a equipe. Muitas franquias ajudam inclusive oferecendo capacitações para a equipe de frente de loja.

As metas ajudam para que toda a equipe entenda onde se pretende chegar. Quando se estabelece metas irreais, por exemplo, a equipe pode acabar frustrada. Ao contrário disso, quando as metas ficam claras e são possíveis, a equipe se motiva ainda mais.

É claro que uma franquia tem desafios como todas as outras lojas, mas o apoio da franqueadora nesses casos é um diferencial. Ela auxilia o franqueado em todas as fases do negócio, da abertura à boa gestão do empreendimento. Esse suporte, por sua vez, é fundamental para um negócio bem-sucedido.

franquia

Reconhecimento da equipe

Além de estabelecer metas possíveis de serem alcançadas, em uma franquia também se deve estimular o crescimento de toda a equipe. Por isso, cada conquista alcançada deve ser reconhecida pelos gestores.

Aliás, essa é outra forma de incentivar a equipe, dependendo também das metas citadas anteriormente. É por isso que elas não podem ser inalcançáveis, por exemplo. Preferencialmente, ofereça bônus para a sua equipe a cada meta conquistada, mesmo que sejam pequenos.

Seja através de dinheiro ou de outro tipo de bonificação, toda equipe gosta de ser valorizada após bons resultados. É nesse momento que ela se sente ainda mais parte da franquia, vestindo dia após dia a camisa da empresa.

Valorização é importante!

Conforme você viu acima, a equipe de frente de loja não pode ser esquecida. Lembre-se de que é ela que irá conversar com o cliente no dia a dia. Manter todos bem estimulados e alinhados com os propósitos da franquia diminui a chance de erros e potencializa lucros. 

Quer mais dicas para ser um franqueado de sucesso? Então baixe gratuitamente o Manual do Empreendedor da Alphabeto e aprenda a investir no negócio certo.

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.