Franquia em shopping centers: como funciona a negociação do ponto?

Quem investiu no comércio em shoppings, sabe o impacto dos custos de ocupação na contabilidade do negócio. Operar em shoppings oferece muitas vantagens, como segurança e presença constante de público, mas envolve um custo considerável de locação. 

A capacidade de negociação do ponto, portanto, é essencial para o sucesso da franquia em shopping centers. A franqueadora pode oferecer suporte ao franqueado nas negociações.

Quanto mais tradicional for a presença da marca em shoppings, mais facilitada tende a ser a negociação para o lojista. Vamos explicar alguns pontos sobre essa negociação junto às administradoras de shoppings!

A franqueadora pode ajudar nas negociações do ponto de venda

Quando se trata de franquia em shopping centers, a franqueadora pode ajudar nas negociações para reduzir os custos da locação. O apoio, inclusive, começa antes, junto à escolha do melhor ponto de venda. Muitas marcas têm um poder de negociação considerável junto aos centros comerciais.

As áreas próximas às praças de alimentação, por exemplo, costumam ser disputadas. O franqueado deve consultar a franqueadora em relação ao suporte que a proprietária da marca pode oferecer na escolha do melhor ponto. Um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de uma franquia, inclusive, é o suporte oferecido pela franqueadora nos diversos aspectos que envolvem o franchising.

franquia em shopping centers

A renegociação em tempos de crise pode reduzir o custo da franquia em shoppings centers

Crises econômicas obrigam os centros comerciais a operarem com um bom percentual dos pontos de venda vazios. Esse percentual pode chegar a mais da metade. Embora a redução das vendas prejudique o comércio como um tudo, a franquia pode se ver numa posição favorável para reduzir os custos da ocupação.

Em alguns casos, redes de franquias conseguem reduzir pela metade o valor da locação devido à queda no faturamento. No entanto, a diminuição do valor cobrado fica a cargo do shopping. Em geral, as administradoras avaliam cada caso, conforme o faturamento das franquias em shopping centers.

Uma franqueadora presente em vários shoppings facilita a negociação

Diversos shoppings, localizados em bairros, cidades e até em estados diferentes, são administrados por uma mesma empresa. Quando a franqueadora possui dezenas de lojas em mais de um shopping conduzido pela mesma administradora, a negociação pode ser facilitada para o franqueado. Logo, sentar-se à mesa para negociar com administradoras ao lado de uma franqueadora de presença tradicional nos shoppings é vantajoso para os franqueados.

O franqueado costuma encontrar mais facilidades em shoppings novos

Nos centros comerciais novos e naquelas fora das grandes capitais, os franqueados costumam encontrar mais facilidades para negociar. Pode não haver exigência de pagamento de luvas, por exemplo. Diversos shoppings em construção inclusive assumem parte do custo da primeira montagem do ponto de venda. Pode ser uma boa oportunidade para as franquias em shopping centers operarem com os custos iniciais menores.

O momento de negociar o ponto com as administradoras é crucial por envolver a escolha de uma boa localização que impacte nas vendas. A escolha dos melhores pontos aumenta as possibilidades de retorno do investimento. A negociação também muito importante para reduzir os custos das franquias em shopping centers.

Esse conteúdo foi útil para você entender melhor sobre franquias em shoppings? Então, siga a gente no Facebook e no Instagram para receber mais informações sobre o assunto!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.