Franquia de moda infantil: 4 estratégias essenciais para o plano de negócios funcionar

Para investir em uma loja de moda infantil (ou de qualquer outro setor), você precisa antes de tudo ter um plano de negócios. E por que isso? Ele irá evitar erros básicos como perder todo o seu investimento por falta de preparo.

Algumas dicas podem ser compartilhadas para ter o plano de negócios perfeito!

O que é um plano de negócios?

Também chamado de plano empresarial, é um documento onde você vai escrever tudo aquilo que pensou para a empresa. As informações, objetivos, valores, investimentos e de que forma ela será criada. É como um manual para guiar o empreendedor e a equipe.

Com o plano, você sempre pode retornar nele quando estiver em dúvidas. Se for expandir a loja, o primeiro passo é olhar o plano de negócios novamente.

Graças a esse documento, você tem uma gestão mais organizada da empresa, além de visualizar o que ela pretende conquistar. Assim, evitará alguns erros e poderá ter uma comunicação clara com os sócios e equipes.

4 estratégias para fazer um plano de negócios eficiente

Alguns conselhos são bem úteis na hora de elaborar um plano empresarial prático e eficiente, capaz de resumir os objetivos da sua empresa e quais passos você e a sua equipe devem dar para alcançá-los. Veja a seguir.

 plano de negócios

1. Pesquise o mercado

Antes de tudo, que tal conhecer o mercado em que irá ingressar? No caso da moda infantil, pesquise os consumidores que têm interesse no produto e os seus concorrentes. 

Procure saber quais marcas são vendidas e para quem. Além disso, sua missão é descobrir o que AINDA não está sendo oferecido, pois será o seu diferencial. A partir disso, poderá montar o seu plano de negócios entendendo o que a sua empresa precisa ter.

2. Crie um plano de marketing

Como a sua empresa pretende se divulgar? Isso também precisa ser previsto no plano de negócios. Determine como será feito o marketing e quais pontos serão explorados.

O ideal é focar no diferencial dos produtos, campanhas promocionais e ter atenção especial ao Dia das Crianças e Natal. Lembre-se ainda que no caso do setor de moda infantil, as ações devem atingir os pais. Afinal de contas, são eles quem irão comprar os produtos.

3. Tenha um plano operacional

O plano operacional fica dentro do seu plano de negócios e não há nada de errado nisso. É nele que irá constar como funcionará a empresa, incluindo a estrutura física e o estoque. O importante é incluir o máximo de informações aqui para que qualquer pessoa nova que chegue possa entender a operação da loja.

4. Determine um plano financeiro

O plano financeiro é a parte mais importante do plano de negócios. O indicado é colocar o máximo de detalhes que for possível: investimento inicial, receita, fluxo de caixa, custos fixos. Se preferir, pode incluir metas, como faturar um valor X nos seis meses seguintes.

Gostou das dicas acima? Então aproveite para aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema baixando gratuitamente o nosso material rico “Plano de negócios: o manual para o franqueado do segmento de moda infantil iniciar o negócio com o pé direito“. Nele, você vai conhecer todas as etapas que devem ser seguidas para se tornar um empreendedor de sucesso!

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.