Franquia: conheça os 5 fatores de sucesso para a escolha do ponto comercial

Investir em uma franquia é o sonho de muitos empreendedores. Entretanto, não basta apenas escolher uma marca já consolidada no mercado, é preciso estar atento a outros pontos importantes antes de abrir as portas, como a escolha do ponto comercial. Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir.

Como escolher o melhor ponto comercial para abrir uma franquia de sucesso?

Estar no lugar certo e na hora certa pode significar o sucesso do seu negócio. Por isso, confira a seguir algumas dicas úteis para escolher o ponto comercial ideal para iniciar o seu empreendimento com o pé direito.

Veja se o público-alvo do local é condizente com o da sua franquia

Em um sistema de franquias os produtos já são definidos e conhecidos pelos consumidores, ou seja, já possuem público-alvo definido. Portanto, o primeiro passo para acertar na escolha do ponto comercial é conhecer o perfil do consumidor local.

Para isso, portanto, faça um levantamento de informações relevantes como idade, gênero, renda e hábitos de consumo dos moradores e trabalhadores locais. 

Verifique a infraestrutura do imóvel

Depois de ter conhecido o público-alvo local e de ter tido a certeza de que é compatível com o perfil de consumidores da sua franquia, é hora de partir em busca de um bom imóvel para acomodar a sua loja. Nesse caso, você deve considerar aspectos importantes, tais como:

  • Visibilidade: o ponto comercial deve estar inserido em um local visível pelo maior número de pessoas possível, como em estradas e avenidas, por exemplo. Além disso, o ideal é que não estejam atrás de pontos de ônibus, pois a aglomeração de pessoas nesse local pode comprometer as suas vendas; 
  • Facilidade: os clientes devem conseguir chegar à loja tanto por transporte público como por carro próprio;
  • Estacionamento: é importante que o ponto comercial tenha estacionamento próprio. Na falta deste, que existam estacionamentos nas proximidades;
  • Acessibilidade: o imóvel também deve ser inclusivo, ou seja, possui rampas de acesso  para cadeirantes, idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Compras por impulso: o local também deve favorecer as compras não programadas.

franquia

Analise a concorrência

Outro ponto que também merece a sua atenção é analisar o comércio ao redor do ponto onde vai funcionar a sua empresa. Verifique quais delas são suas concorrentes diretas e quais lojas vendem produtos complementares ao seu. 

No caso de uma franquia de roupas infantis, por exemplo, são considerados produtos complementares sapatos infantis, bijuterias e até mesmo brinquedos. Isso porque mesmo que indiretamente, essas lojas atraem clientes para a sua loja.

Não se esqueça dos aspectos legais

Por fim, mas não menos importante, não se esqueça de verificar também todas as condições contratuais do imóvel, como valor do aluguel, data de pagamento, luvas e se o imóvel permite obras. No caso de uma franquia isso é mais do que necessário, já que existe todo um padrão arquitetônico e decorativo a ser seguido.

Além disso, não se esqueça de verificar junto à prefeitura da cidade se o seu tipo de atividade é permitido para a região e informe-se sobre as autorizações necessárias para funcionar.

Suporte da franqueadora

A boa notícia é que ao investir em uma boa franquia, como a Alphabeto, você conta com todo o suporte da franqueadora para a escolha do melhor ponto comercial para o seu empreendimento. Gostou? Acesse o nosso site para saber mais sobre o nosso modelo de negócios. Além disso, acompanhe o nosso blog para se manter bem informado sobre o setor de franchising no Brasil.

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.