Franquia Alphabeto: Como funciona o processo de abertura?

Você decidiu empreender no varejo com a franquia Alphabeto, uma das maiores marcas do segmento de vestuário infantil, mas não sabe como funciona o processo de abertura do negócio? Neste artigo você vai encontrar todas as informações de que precisa para abrir a sua loja e se tornar um franqueado de sucesso. Confira!

Como funciona o processo de abertura da franquia Alphabeto?

O processo de abertura de uma franquia não é tão simples quanto se imagina. Do primeiro contato à conclusão das obras da loja existem vários procedimentos a serem tomados para garantir que o negócio seja bem-sucedido tanto para o franqueado quanto para a franqueadora. Entenda a seguir como funciona o processo de abertura da franquia Alphabeto.

Triagem

Logo após o seu primeiro contato com a Alphabeto via site, você recebe uma ligação telefônica explicando todos os detalhes administrativos e operacionais da franquia. Isso inclui, por exemplo, a história da marca, o número de lojas que ela possui pelo Brasil, o capital necessário para realizar o investimento entre outros. Para deixar tudo devidamente registrado, enviamos todo o material por WhatsApp ou por e-mail, conforme preferir.

Ainda na triagem, você recebe um questionário de pré-qualificação para falar um pouco sobre si mesmo, se já teve alguma experiência como empreendedor e/ou no varejo, quais são as suas características empreendedoras, por que decidiu investir em uma franquia, entre outros questionamentos. 

Em um primeiro momento, isso pode até parecer algo desnecessário, mas não é. Na verdade, o questionário serve para ter uma ideia do seu perfil de empreendedor e se ele está alinhado com os valores e objetivos da Alphabeto. 

Primeira reunião com a Franquia Alphabeto

Após ter sido identificado como um potencial franqueado Alphabeto, é hora de conhecer a franquia mais profundamente. Nessa primeira reunião, que é feita por Skype, o empreendedor começa a entender como funcionam os números da marca. 

Para tal, ele é apresentado ao simulador de negócio Alphabeto, uma ferramenta automatizada que vai ajudá-lo a compreender as variáveis do negócio, tais como:

  • Cartão de crédito;
  • Aluguel do shopping;
  • Receita bruta;
  • Taxa de franquia;
  • Aluguel do mês;
  • Despesas variáveis;
  • Salários e encargos;
  • Comissões de vendas entre outras receitas e despesas para chegar no volume de vendas necessária para o payback.

Franquia Alphabeto

Análise da documentação

Compreendidas as variáveis do negócio, é hora de enviar toda a documentação para a franquia Alphabeto para saber se você pode se tornar um franqueado da rede, como por exemplo:

  • Extrato de banco para aprovação da loja;
  • Análise de crédito;
  • Imposto de renda;
  • Análise do risco etc.

Avaliação do ponto comercial para a abertura da franquia Alphabeto

Documentação aprovada, uma equipe da Alphabeto vai ao local para avaliar o ponto comercial escolhido pelo empreendedor. Esse é um ponto muito importante, pois dele depende boa parte do sucesso da loja. 

Caso fique em dúvida sobre o ponto comercial escolhido, não se preocupe, pois, essa é uma decisão tomada em conjunto com a Alphabeto. Nesse caso, a franquia não apenas indica qual a melhor opção para o seu negócio, como também ajuda na negociação do ponto comercial com o shopping. Afinal de contas, uma franquia já consolidada no mercado tem muito mais peso do que uma marca desconhecida.

Construção do plano de negócios

Muitos empreendedores pulam a etapa da elaboração do plano de negócios, seja por falta de conhecimento de como realizar o plano ou por julgarem não ser tão necessário. 

Contudo, tenha em mente que o plano de negócios é um documento de extrema importância para todo e qualquer negócio, pois é ele que te ajuda a compreender como funciona o mercado em que você está querendo entrar, como público-alvo, produtos, concorrência e fornecedores. 

Também conhecido como plano empresarial, o documento também ajuda a traçar as metas para que os objetivos da empresa sejam alcançados. De acordo com o Sebrae, o plano faz parte do planejamento e oferece uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento do negócio.

Todavia, ao investir em uma franquia Alphabeto tenha em mente que a franqueadora oferece a marca, conhecimento e todo o suporte para que o negócio seja bem-sucedido. Entretanto, isso representa apenas 30/40% dos resultados: o resto é empenho do franqueado!

Formalização da abertura da loja

Concluídas as etapas anteriores, a Alphabeto começa a etapa de suporte de marketing, em que a agência interna da empresa cria as peças publicitárias da nova loja e ajuda a fazer a divulgação da marca. A boa notícia é que o valor do marketing inaugural já está incluso nos royalties que você paga. Então, não terá despesas acessórias para divulgar o seu empreendimento.

E caso esteja pensando que os procedimentos para abertura de uma franquia Alphabeto terminam por aí, está enganado. Há ainda o tour na fábrica, treinamentos para o franqueado e sua equipe, acompanhamento da obra, suporte operacional no dia a dia, definição da data de inauguração entre outras etapas importantes até o pleno funcionamento do negócio.

Da triagem à abertura da loja, várias são as etapas a serem cumpridas para que o empreendedor abra uma loja Alphabeto. No entanto, elas aumentam consideravelmente as chances do sucesso do negócio, já que oferecem uma visão clara sobre a empresa, lucratividade, concorrência, produto, aceitação no mercado entre outras variáveis importantes. 

Baixe gratuitamente o nosso guia visual: Como é o processo de abertura de franquia da Alphabeto e invista no varejo com uma marca que é líder no segmento de vestuário infantil.

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.