Franqueado: entenda a importância e diferencial competitivo de lidar com apenas um fornecedor

Ser franqueado pode ter muitos benefícios, mas o fato de lidar apenas com um fornecedor certamente é o principal deles. Por que isso? Essa é a melhor forma de concentrar contatos, fluxos e necessidades em uma mesma ordem, facilitando os processos da empresa.

Quem é empreendedor sabe que um dos problemas que mais toma tempo é justamente a relação com os fornecedores. Ao contrário disso, quando se otimiza o processo com uma empresa de confiança, o fluxo é muito mais natural. 

Esse é justamente o caso das franquias, que aquecem o mercado brasileiro. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), só em 2020 o setor faturou mais de R$ 167 bilhões.

Desafios com fornecedores

Normalmente, abrir uma empresa significa lidar com vários fornecedores diferentes. Quando se opta por uma franquia, o fornecimento do estoque fica concentrado com a mesma marca. Esse, aliás, é um dos pontos que os franqueados mais se beneficiam.

Imagine que você tem uma loja de roupas infantis e precisa comprar de várias marcas. Provavelmente, o seu estoque poderá sofrer com peças de qualidades diferentes, faltas e atrasos na reposição entre outros problemas. Além disso, ainda vai ter datas diferentes para pagar fornecedores, o que pode comprometer bastante o seu fluxo de caixa.

Por isso, concentrar as negociações e o fornecimento em uma mesma empresa facilita a logística e gera economia. Há também a garantia de qualidade e confiança: se você é um franqueado, sabe que tem o suporte da franqueadora e pode confiar no produto que ela oferece.

Buscar sempre fornecedores novos e manter relações de confiança pode ser difícil e exige tempo. Por isso, quanto mais puder evitar esse trabalho, melhor para o dia a dia da sua empresa.

franqueado

Reconhecimento da marca

Além de otimizar os processos da empresa, o franqueado ainda aproveita o reconhecimento da marca entre os consumidores. Essa vantagem faz toda a diferença, pois representar uma marca reconhecida aumenta consideravelmente as chances de venda.

Ter um fornecedor com renome no mercado e que tem como característica a qualidade do produto já é um ótimo pontapé inicial. Por isso, é melhor focar em um fornecedor desse tipo do que em vários dos quais não se tem essa consolidação.

Na verdade, tudo é uma questão de ter visão e saber investir na marca certa. Apesar disso, o franqueado deve pesquisar bem antes para ter certeza da boa aceitação da marca. Afinal, nem todas as franquias possuem o mesmo nível.

Garantia de estoque para o franqueado

Nenhum consumidor gosta de entrar em uma loja e descobrir que não tem o produto que esperava. Não saber quando ele será reposto no estoque pode ser pior ainda. Isso influencia na relação entre de confiança com o seu cliente.

Ao focar o seu estoque em um único fornecedor, o franqueado diminui as chances de isso acontecer. É claro que produtos podem sair de linha, por exemplo, mas o contato direto deixa menos risco para o estoque ficar desatendido. 

Você pensa em se tornar um franqueado, mas não sabe em que setor investir? Então baixe gratuitamente o Manual do Empreendedor da Alphabeto e descubra o passo a passo para escolher o negócio certo para aplicar o seu dinheiro!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.