Franqueado: entenda a importância de manter equipes motivadas no varejo

O varejo depende muito de um trabalho conjunto, por isso o franqueado precisa estar em sintonia com toda a equipe. Isso pode ter significados diferentes para cada empreendedor, mas o importante é que você não se esqueça de que os colaboradores são fundamentais para que a sua loja se destaque da concorrência.

Uma equipe motivada veste a camisa da loja e se torna mais produtiva. Isso, por consequência, se reflete no nível de satisfação dos clientes com a marca. Em outras palavras, isso significa dizer que uma equipe alinhada com a cultura da empresa pode oferecer bons resultados ao seu negócio, aumentando a lucratividade dele. 

Como o franqueado pode motivar a equipe de trabalho?

É claro que manter funcionários motivados é um desafio, principalmente porque isso depende do clima organizacional. Em primeiro lugar, cabe ao franqueado oferecer boas condições de trabalho aos seus colaboradores, de forma que a percepção deles sobre a empresa seja positiva.

Mas é claro que isso não é o suficiente. É preciso ainda treinar continuamente a equipe de trabalho, para que o todo o potencial dela seja usado a favor do seu negócio. Ainda, é possível motivar as equipes com algumas práticas, conforme você confere a seguir.

1. Crie comissões atrativas

Essa é uma dica principalmente para a equipe de vendas. O franqueado pode focar nesse setor da empresa para estimular que conquistem ainda mais clientes. Afinal, o resultado será compartilhado com eles também.

Sem dúvida, a comissão precisa ser atrativa e maior do que o normal. Faça isso em um mês específico, por exemplo, como uma bonificação extra por merecimento. Assim, a sua equipe estará sempre estimulada esperando a próxima comissão.

franqueado

2. Estipule metas

Se a sua equipe trabalha sem metas, como pode alcançar um objetivo? É fundamental ter metas bem traçadas, pois isso estimula a vencer pequenas fases dentro do negócio. O franqueado pode estipular um volume de vendas e desafiar a equipe a bater.

Fuja de metas irreais e que são um “tiro no pé”. Pense naquilo que é possível e que a sua equipe tem capacidade, propondo desafios para mostrar a eles o quanto são bons. Ao fim, faça questão de reconhecer o esforço de todos (inclusive com boas comissões).

3. Promova a integração da equipe

Às vezes é difícil trabalhar motivado quando não se conhece bem os seus colegas. Por isso, a motivação também está relacionada ao bom convívio entre todos e a harmonia no trabalho.

Você pode promover um happy hour por mês ou momentos de café da manhã entre todos juntos. Quanto mais afinidade a sua equipe tiver entre si, melhor para você como franqueado. Certamente, irão se sentir mais motivados a ter bons resultados juntos.

4. Aproveite as datas sazonais

Datas como Dia das Crianças e Natal são fundamentais para o varejo. O franqueado precisa criar um planejamento especial para aumentar as vendas nesse período. De fato, isso depende também das suas equipes.

Converse com todos e utilize as dicas de antes para estimular a equipe: comissões e metas. Compare com os números do ano anterior e mostre o quanto aquela data é uma oportunidade para se superarem como um time forte.

Você pode ser um franqueado de sucesso seguindo boas dicas e aprendendo com especialistas. No Manual do Empreendedor da Alphabeto você confere um super conteúdo para crescer. E aproveite para seguir a gente no Facebook e no Instagram para acompanhar as últimas novidades no setor de moda infantil.

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.