Fluxo de caixa em franquias: a importância de manter a posição financeira segura

Seja em um negócio construído do zero, seja em um empreendimento filiado a um sistema de franquias, ter o controle financeiro da sua empresa é muito importante. 

Conhecer o seu fluxo de caixa, ou seja, de onde vem e para onde está indo o seu dinheiro não somente vai deixar o seu negócio mais organizado, mas como também vai garantir a sobrevivência dele por muitos anos. De acordo com o Sebrae, uma das causas do fracasso das empresas nos dois primeiros anos de funcionamento é a falta de gestão adequada.

Mas como garantir a sobrevivência do meu negócio em um cenário tão competitivo? É claro que várias são as ferramentas que podem ajudar o empreendedor na tomada de decisões mais assertivas para o seu empreendimento. O fluxo de caixa, por exemplo, é uma delas. Confira a seguir a importância de manter a posição financeira da sua empresa segura.

Mas afinal, o que é fluxo de caixa?

Podemos definir o fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão empresarial que controla as finanças de uma empresa a partir de dados estruturados. 

Em um sistema de franquias o recurso é indispensável, pois a partir do registro das entradas de dinheiro e de suas fontes, bem como das saídas e de seus motivos, o franqueado consegue ter uma noção clara do quanto está ganhando com o negócio, bem como do quanto está pagando para mantê-lo funcionando.

Isso é possível porque o fluxo de caixa registra informações importantes, como receitas (vendas à vista, a prazo, juros de investimentos) e despesas (compras, pagamentos de fornecedores, despesas com aluguel, água, luz, telefone, internet entre outras). No caso das franquias, há ainda a inclusão das movimentações relativas às taxas de franquia, de publicidade e de royalties.

franquias

Vantagem do fluxo de caixa em franquias

Conforme você pode perceber, o fluxo de caixa possibilita que o franqueado conheça o quanto de recurso financeiro a empresa tem disponível. Assim, ele pode definir onde aplicá-lo para crescimento do seu negócio. Mas não é só isso. Além dessa vantagem, existem outras que de igual forma merecem a nossa consideração:

  • Permite manter as contas da empresa em dia;
  • Possibilita avaliar a necessidade de obtenção de empréstimos para suprir estoque e pagamentos de funcionários;
  • Permite cortar despesas desnecessárias;
  • Oferece visão sobre os gastos futuros, oferecendo ao empreendedor tempo para negociar prazos com os fornecedores.

Dá para ter um fluxo de caixa eficiente em um sistema de franquias?

A boa notícia é que mesmo filiado a um sistema de franquias, é possível fazer um fluxo de caixa capaz de controlar todas as receitas e despesas da sua empresa. Para isso, você até pode contar com planilhas eletrônicas, mas existem formas mais modernas de fazer isso: através de sistemas de gestão empresarial, como o ERP ou o CRM, por exemplo.

Através de uma interface intuitiva, esses softwares facilitam todos os processos operacionais da sua empresa, otimizando o tempo do trabalho dos seus colaboradores. Assim, eles visam o máximo de lucro com o menor custo possível. 

Mas como investir em uma franquia que já me ofereça todo esse suporte? Se essa também é a sua dúvida, então saiba que a resposta para ela é muito simples: se tornando um franqueado Alphabeto

Somos uma das maiores franquias do setor de moda infantil e possuímos um posicionamento de marca diferenciado, com produtos facilmente reconhecidos e admirados pelo público. Além disso, investimos constantemente em tecnologia para tornar a gestão do franqueado mais simples e lucrativa. Solicite o seu contato.

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.