Entenda como funciona o lucro de uma franquia

Antes de iniciar um novo negócio, é importante que o empreendedor amplie seus conhecimentos sobre a área e processos, além de esclarecer todas as suas dúvidas. Quando a ideia principal é se tornar um franqueado de uma marca, é muito importante entender como funciona o lucro de uma franquia e quais são as estimativas de retorno do investimento.

Isso porque esse tipo de operação apresenta características diferentes de uma empresa tradicional. Sendo assim, por mais que o empreendedor já esteja habituado ao mundo dos negócios ele precisará de informações complementares sobre como alcançar o lucro de uma franquia

Parte desses dados ele terá acesso ao iniciar a negociação com a franqueadora. Mas, buscar informações complementares é essencial para a tomada de decisões assertivas. Se você quer entender mais sobre esse tema, continue acompanhando esse artigo e confira a explicação de como funciona na prática o lucro de uma franquia. Não perca!

Retorno sobre o investimento é a base para entender o lucro de uma franquia

O ROI, sigla que representa em inglês return on investment, é utilizado no mercado de franquias como base para identificar o lucro da operação. Através dessa metodologia, o empreendedor conseguirá compreender o prazo para que sua aplicação inicial traga retornos.

O diferencial do segmento é que ao adquirir uma marca no formato franchising o empresário já terá acesso a dados e estimativas que mostram um prazo médio para que o investimento seja recuperado. Lembrando que esse período varia conforme o modelo de negócio e área de atuação.

lucro de uma franquia

Mas, com uma ideia de ROI em mente o empreendedor já entra no seu novo negócio com mais clareza sobre como funciona o lucro de uma franquia. No geral, o retorno sobre o investimento é calculado com base na taxa de franquia, no capital de giro, nos custos de instalação e na porcentagem dos royalties cobrados pela marca franqueadora. 

Lucratividade e retirada: entenda a diferença

Assim como em outros segmentos, o lucro de uma franquia surge quando temos um resultado direto de vendas em um determinado período. Para chegar a esse valor é preciso excluir os custos da operação, salário de funcionários, impostos, contas fixas, entre outras despesas.

Sendo assim, é essencial enfatizar que todas as entradas da franquia não vão diretamente para a conta do franqueado. Separar as retiradas do que de fato é lucro é muito importante para que o negócio continue crescendo e conquistando bons resultados. Sem essa divisão fica bastante difícil para o franqueado ter um real entendimento da lucratividade do seu negócio.

Para não ter erros nesse processo de identificação do lucro de uma franquia, é fundamental que o empresário saiba quais são os custos e o fluxo de caixa da operação para provisionar os valores necessários e fixar um salário. Dessa forma, será possível ter claro o que é o lucro de uma franquia, quais suas retiradas e também os investimentos necessários para que o negócio continue crescendo.

Apresentamos no artigo de hoje informações que irão te ajudar a entender como funciona o lucro de uma franquia. Para continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o mercado de franquias no Brasil, nos acompanhe no Instagram, Facebook e também em nosso canal no Youtube.

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.