Crise econômica: Onde investir meu dinheiro com segurança?

O cenário de crise econômica dos últimos anos no Brasil parece continuar em 2019 e em 2020. A perspectiva de crescimento não veio e muitas pessoas se perguntam “Onde investir meu dinheiro com segurança nesse cenário?”

A resposta não é fácil, claro, mas existe. Para saber qual o melhor investimento para o seu dinheiro nessa situação de crise econômica, é preciso entender quais os riscos de um cenário desses e como cada opção de aplicação se comporta nesse cenário.

Para saber o que vale a pena fazer e ver algumas boas saídas para a questão “Onde investir meu dinheiro?”, siga a leitura do artigo.

Quais os riscos de uma crise econômica?

Uma crise econômica apresenta uma série de riscos para o investidor, dependendo do tipo de crise que estamos falando. Sim, existem diferentes tipos de crises econômicas. Quer ver alguns exemplos?

Vamos supor que a crise acontece por causa de um aumento exponencial da inflação, algo como 10% ou mais por ano. Nesse caso, a crise é motivada provavelmente por um excesso de demanda ou baixa produção, o que inviabiliza investimentos como a poupança e motiva aplicações em Renda Fixa atrelados ao IPCA (que controla a inflação).

Já um cenário de crise econômica como o atual, o que acontece é mais ou menos o contrário: há um baixo nível de atividade produtiva, mesmo com inflação baixa. Nesse caso, o investimento em Renda Fixa não faz muito sentido pois os indicadores que calculam seu rendimento são baixos: a Selic tem caído para estimular a produção e inflação está sob controle.

Nesse caso, os riscos atuais é de não conseguir rendimento o suficiente com aplicações de Renda Fixa. Além disso, o cenário de crise é sempre conturbado, o que torna as ações e opções de Renda Variável muito instáveis e imprevisíveis. Não são investimentos seguros.

onde investir meu dinheiro

Então, onde investir meu dinheiro com segurança?

Com os riscos atuais, muita gente se pergunta “onde investir meu dinheiro agora?”. Afinal, a Renda Fixa não apresenta boa rentabilidade e a Renda Variável oferece muito instabilidade. O que fazer?

A melhor solução nesse caso é aplicar o dinheiro em uma opção de investimento produtivo. O que é isso? Um investimento produtivo é algo que trabalha com o mercado de compra e venda de produtos.

Para citar um exemplo, uma loja ou uma empresa que produz produtos para vender aos consumidores. Esse é o melhor investimento para a crise econômica atual pois a tendência é de crescimento no setor de consumo e de produção.

Todos os indicadores mostram isso. Por exemplo, no setor de moda, houve crescimento de 4% no aumento de peças vendidas no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. O faturamento cresceu nesse mesmo estilo: aumentou 3,88% em 2019, levando em consideração o mesmo período em 2018.

Quais as melhores opções de investimento produtivo?

Levando em consideração a situação da crise econômica atual, o melhor investimento para seu dinheiro é aplicar em franquias, especialmente em setores produtivos e de alta no mercado, como é o da moda.

Isso acontece porque, além de ser um investimento produtivo, abrir uma franquia é menos arriscado do que uma criar uma empresa do zero por causa dos benefícios e apoio oferecido pela franqueadora.

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “onde investir meu dinheiro”, pode finalmente começar a pensar em aplicar as suas poupanças e fazê-las render, aproveitando as melhores oportunidades criadas pela crise econômica.

Gostou do conteúdo? Então curta nossa página no Facebook, siga nosso Instagram e assine o nosso canal no YouTube para acompanhar outros conteúdos!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.