Como montar um plano de negócios de sucesso para uma franquia?

Muitos empreendedores passam anos sem ter um plano de negócio e só reparam na importância do documento quando sofrem prejuízos. No caso de uma franquia, que já tem um certo investimento ligado à marca, o plano ajuda ainda mais a prevenir imprevistos e traçar metas.

Do marketing ao financeiro, o plano de negócios deve reunir todas as informações mais importantes para que o seu negócio possa superar desafios, alcançar metas e objetivos, além de se manter sempre competitivo no mercado em que atua. A seguir você vai aprender a fazer um guia de sucesso para a sua empresa. Acompanhe!

Por que ter um plano de negócios?

Primeiramente, reflita sobre a sua franquia ou aquela que deseja investir. Quais são os seus planos com ela e para ela? Onde será aberta e qual será a estrutura? Quanto será o investimento inicial? De que forma ela será divulgada? O que fazer caso ela não esteja alcançando o faturamento previsto?

O plano de negócios ajuda a responder todas as dúvidas, por isso é um guia para os empreendedores. Graças ao plano, é possível começar sua franquia com algumas vantagens:

  • Prevenir-se de cálculos equivocados;
  • Enxergar de forma clara os valores e diferenciais da empresa;
  • Determinar metas;
  • Atrair novos investidores e expandir os negócios.

Quando você souber responder essas perguntas em um documento, significa que sua empresa está pronta para iniciar com o pé direito. 

Passo a passo para montar seu plano de negócios

Os passos a seguir servem como orientação para montar um plano empresarial de sucesso. Confira!

Analise o mercado

O primeiro passo é conhecer o mercado. Se você pretende investir em uma franquia de moda infantil, veja outras lojas do setor em sua região, com quais marcas trabalham e o público que atendem.

Depois, é hora de pensar para quem você pretende vender. Nesse momento, vale pensar na classe econômica, região, idade, gênero e outras informações.

plano de negócios

Estabeleça seu marketing

Após saber para quem irá vender, pergunte-se: como? Você terá divulgação nas redes sociais, site ou valor mensal para mídia paga? Tudo isso deverá constar no plano.

Inclua campanhas de marketing fixas, especialmente em datas como o Natal ou Dia das Crianças. Além disso, avalie com a franqueadora as possibilidades do uso da marca e de divulgação.

Trace o operacional

Toda franquia precisa de um plano operacional dentro do plano de negócios, indicando qual será a estrutura da empresa e como funcionará. Nesse momento, defina bem quais tipos de profissionais precisará na equipe, a hierarquia deles e o fluxo do estoque, por exemplo.

Faça um plano financeiro

Por fim, seu plano de negócios também precisa ter um plano financeiro. Ele deve conter todas as estimativas de valores relacionados ao investimento inicial da franquia, como capital de giro, CDU, taxa de franquia, entre outros. Além disso, o plano financeiro deve conter também a previsão para as receitas e despesas da empresa.

Com o plano financeiro você consegue ter uma noção clara se a franquia em que pretende investir é economicamente viável ou não.

O fato é que o plano de negócios funciona como um guia para o empreendedor e por isso, não pode ser negligenciado. Ele reúne em um único lugar os objetivos do seu negócio, quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados e atitudes que devem ser tomadas em casos de imprevisto. 

Aprofunde os seus conhecimentos no tema baixando gratuitamente o nosso infográfico “Plano de negócios: o manual para o franqueado do segmento de moda infantil iniciar o negócio com o pé direito”. Com ele, você vai entender ainda mais o que é um plano empresarial e como montar um eficiente para ser um franqueado de sucesso!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.