Como estabelecer as metas de sucesso para o início de uma franquia?

De acordo com Henry Kissinger, “se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum”. Por isso, tanto na vida pessoal quanto nos negócios é preciso estabelecer metas de sucesso, ou seja, planejar todos os passos a serem seguidos para que você possa alcançar os resultados pretendidos em um determinado tempo. 

Embora não existam regras específicas para estabelecer metas, algumas estratégias podem ajudar o empreendedor a se tornar bem-sucedido. E se você também busca desse sucesso, então leia este artigo até o final.

Metas x objetivos: qual é a diferença?

Em primeiro lugar, você precisa compreender as diferenças entre metas e objetivos. Embora esses dois termos pareçam a mesma coisa e até sejam confundidos por várias pessoas, eles possuem conceitos diferentes.

Quando falamos em objetivos, nos referimos ao que queremos alcançar, ou seja, ao resultado final que desejamos obter. Já as metas dizem respeito aos passos e aos prazos que devem ser seguidos para que tais objetivos sejam alcançados. 

Estabelecendo metas de sucesso

Agora que você já sabe a diferença entre metas e objetivos, é hora de aprender a criar metas de sucesso para o seu negócio. Elas devem ter 5 características principais, a saber:

estabelecer metas

Metas de sucesso devem ser específicas

O primeiro ponto a ser observado é se a meta é específica. Nesse sentido, ela precisa conter detalhes que sirvam como orientação para uma ação a ser realizada. Observe que aumentar as vendas é diferente de aumentar as vendas de um novo produto ou serviço

Alcançáveis

Outro aspecto a ser observado é se a meta é alcançável, ou seja, se realmente é possível realizá-la. Elas precisam estar de acordo com a realidade do empreendedor e serem grandes o suficiente para motivar. Por outro lado, não devem ser impossíveis de alcançar, para não gerar frustrações e desmotivação.

Mensuráveis

De acordo com Lord Kelvin, “o que não pode ser medido não pode ser controlado, e o que não pode ser controlado não pode ser melhorado”. Em outras palavras, isso significa dizer que a meta deve permitir que você acompanhe a evolução dela, até mesmo para que sejam feitas as mudanças necessárias para que elas te levem até o seu objetivo.

Relevantes

As metas de sucesso também precisam ser relevantes, ou seja, precisam estar alinhadas com o propósito da empresa. Além disso, devem servir como estímulo para o empreendedor.

Metas de sucesso também devem ser temporais

Ademais, as metas também precisam conter prazos para que sejam realizadas. Já quanto aos prazos, eles podem ser semanais, mensais ou até anuais, dependendo do objetivo.

Por exemplo, se o objetivo é aumentar o faturamento da empresa em 50 mil reais dentro de 1 ano, você pode dividir esse valor por 12 meses e encontrar as metas mensais que precisa alcançar para que o resultado final seja obtido.

E agora que você já sabe como estabelecer metas de sucesso para o início da sua franquia, já pode começar o seu próprio negócio com mais segurança. Mas, você também pode aprofundar seus conhecimentos sobre o tema baixando gratuitamente nosso material “ Plano de negócios: o manual para o franqueado do segmento de moda infantil iniciar o negócio com o pé direito”. Boa leitura! 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.