Como escolher uma franquia lucrativa para investir meu dinheiro?

Na hora de começar um negócio, o modelo de franquias é uma opção atraente, já que reduz os riscos e maximiza a performance. Mais que apenas seguir por esse caminho, é essencial saber como selecionar uma franquia lucrativa. Afinal, é isso que torna os ganhos ainda melhores.

O processo envolve a consideração de questões relevantes e que determinam como será o seu desempenho no mercado. Com tudo isso, é possível ter muito mais segurança e cuidar do seu patrimônio.

A seguir, veja como escolher uma franquia lucrativa e não tenha dúvidas nessa decisão tão importante!

Acerte na seleção do segmento de atuação

Uma das primeiras decisões está relacionada ao segmento de atividade do negócio. É preciso selecionar uma área com bom potencial de crescimento e resultados interessantes e consistentes.

Ao pensar na moda, por exemplo, a parte de roupas infantis tem destaque extra. Esse é um segmento que pode atrair clientes fiéis durante todo o desenvolvimento da criança, o que favorece os ganhos. Também é uma área com pouca sazonalidade, já que as mudanças de estações, as novidades nas coleções e as datas comemorativas mantêm a demanda relativamente estável.

Avalie qual é a margem de lucro sobre o faturamento

Para escolher uma franquia lucrativa, ainda é essencial olhar para os números. Nesse sentido, é indispensável avaliar qual é a lucratividade prevista para o negócio, em relação ao faturamento.

Considere que há algumas taxas, como os royalties e as taxas de propaganda, além de custos fixos e variáveis. Uma margem de lucro de 12% em relação ao faturamento, por exemplo, já indica potencial interessante quanto à performance.

franquia lucrativa

Analise o payback para escolher uma franquia lucrativa

Além de pensar nos ganhos, é indispensável pensar no retorno do investimento. Quanto menor for o tempo de recuperação, melhor é a alternativa. Por isso, não deixe de considerar qual é o payback.

Trata-se do tempo necessário para “recuperar” o investimento e, a partir de então, apenas obter lucros. Nesse quesito, uma franquia lucrativa oferece um período de cerca de 36 meses, de modo a diminuir os riscos envolvidos.

Estude qual é a infraestrutura existente na franquia

Aproveite para considerar qual é a estrutura prevista para o negócio. O suporte de uma fábrica é uma alternativa favorece as compras e simplifica os pedidos, que se tornam mais lucrativos.

Também é interessante contar com o apoio na escolha do ponto, no treinamento dos colaboradores e na obra de adaptação do ambiente, por exemplo. Para completar, vale a pena ter um time de suporte especializado, com consultoria de campo e foco no sucesso da empresa. Assim, os resultados se tornam ainda melhores.

Considere os processos internos ligados ao desempenho

Não menos importante, uma franquia lucrativa também é aquela que conta com processos internos bem estruturados e com bons números. Um modelo de negócio validado há alguns anos aumenta a segurança e o desempenho.

Também vale a pena considerar se há meios de reduzir os custos e as perdas, já que isso interfere na lucratividade. A existência de um sistema de compras mensal, por exemplo, evita perdas de estoque e favorece a performance.

Escolher uma franquia lucrativa envolve desde definir corretamente o segmento até selecionar a opção com melhor estrutura. Com esses cuidados, é possível obter bom desempenho para o seu investimento.

Para ter mais dicas sobre o mundo das franquias e dos investimentos, curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e assine o canal no Youtube!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.