Como escolher o setor ideal para investir em uma franquia

O segmento de franchising continua sendo promissor no Brasil. Com boas expectativas, mesmo com a pandemia, muitos empreendedores pensam em investir em uma franquia. Porém, muitas vezes, o investidor não sabe em qual setor investir para obter retorno. Muitas vezes, ele já tem um ramo em mente, mas não sabe se é um investimento seguro.

De fato, é preciso ter alguns cuidados antes de decidir o segmento comercial ao qual você vai dedicar seu investimento. Deve-se fazer uma análise de mercado do setor, assim como outras pesquisas importantes.

Vamos agora dar algumas dicas sobre como escolher o setor ideal antes de investir em uma franquia. Venha conferir!

Analise se o ramo da franquia tem a ver com seu perfil

Pense sobre sua trajetória pessoal e profissional, suas habilidades e suas experiências. Você tem a ver com o negócio da franquia que pretende assumir? Se o setor do negócio tiver algo a ver com seu perfil, as possibilidades de obter retorno aumentam.

Porém, se você optar por investir em uma franquia de um setor no qual você nunca teve experiência, tenha em mente que o risco é maior. Em todo caso, você deve estar preparado para seguir os padrões e as regras do franqueador.

Faça um estudo do segmento antes de investir em uma franquia

Antes de investir em uma franquia, é fundamental fazer um estudo do setor do negócio. O ramo está saturado ou em crescimento em sua cidade? A região onde se encontra o ponto concentra o público da loja? É importante saber a presença da classe social com o poder aquisitivo correspondente às faixas de preço dos produtos da marca.

investir em uma franquia

Verifique ainda se existe sazonalidade no negócio que você pretende assumir. Outra questão que não pode deixar de ser analisada é a presença de concorrentes na região. Reflita sobre o diferencial da franquia em relação à concorrência. Estudo também o setor de franchising em geral. Participe de eventos e seminários. Procure saber os impactos da quarentena nos setores da economia, por exemplo.

Consulte os outros franqueados da marca

Antes de fechar negócio, converse com alguns franqueados e também com ex-franqueados da marca. Ouça a opinião deles sobre o retorno financeiro do negócio, o nível de suporte oferecido pelo franqueador e os desafios do empreendimento.

O contato com outros franqueados irá ajudar não apenas na sua tomada de decisão. Caso você decida fechar o contrato, poderá colher dicas valiosas de quem já passou ou passa pela mesma experiência.

Verifique a viabilidade financeira do negócio

Você pode abrir a franquia dos sonhos, mas sem viabilidade financeira o negócio não se sustenta. Por isso, antes de investir em uma franquia, é imprescindível analisar a sua viabilidade financeira.  Levante os dados sobre todos os custos, como mão de obra, aluguel e taxa de franquia.

Leve em conta também o investimento mínimo, o prazo de retorno desse investimento, o capital de giro e o faturamento médio da franquia. Somente depois de ter em mãos um estudo de viabilidade financeira, você estará em condições de tomar uma decisão segura.

Ao fazer as análises acima, você poderá escolher com segurança os melhores setores para investir em uma franquia. Verifique os dados econômicos e as tendências do mercado para aumentar suas chances de obter sucesso.

Já que você está pensando em investir no setor de franchising, veja agora algumas dicas sobre como escolher uma franquia lucrativa.

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.