Business Intelligence: a importância de utilizar ferramentas de análise e inteligência competitiva na sua franquia

Abrir uma franquia envolve vencer muitos desafios do mundo do empreendedorismo, mas algumas ferramentas estão facilitando esse trabalho. O Business Intelligence é um exemplo que une métodos, estratégias e ações para analisar o potencial da empresa para crescer ainda mais.

Para quem ainda precisa evoluir na sua loja, essa é uma ótima recomendação. Confira mais neste artigo!

O que é Business Intelligence?

Quantas vezes você se perguntou o que poderia melhorar na sua franquia e não encontrou a resposta? Provavelmente, estava procurando da forma errada e sem a metodologia certa, mas isso é comum.

O Business Intelligence está revolucionando o mercado e também ganhando atenção de franqueadores. Podemos definir seu conceito como uma série de processos através de meios tecnológicos que analisam dados para apresentar soluções.

Digamos que você está com muita diferença entre as peças no seu estoque e não consegue definir qual é a melhor opção para criar uma campanha diferenciada no Dia das Crianças. Como o Business Intelligence atua? Ele reúne as informações em uma ferramenta para mostrar o que você precisa fazer.

Provavelmente, descobrirá que as peças X e Y têm mais procura e que uma promoção a 15% aumentará em 30% o seu lucro na data. Agora, imagine concluir tudo isso por conta própria: seria difícil, não é mesmo?

O Business Intelligence trabalha com os dados da sua empresa para melhorar os processos. Isso pode incluir o estoque, os valores em relação aos concorrentes, as campanhas de promoção, entre outros.

Por que usar Business Intelligence em sua franquia?

Ainda não está convencido sobre a importância de utilizar ferramentas de análise e inteligência competitiva na sua franquia? Os motivos a seguir certamente vão acabar com qualquer dúvida que você tenha a respeito do potencial dessa estratégia em seus negócios!

franquia

Melhor compreensão do negócio

Ao usar o Business Intelligence, você se obriga a organizar os dados da empresa. Desta forma, com certeza vai compreender melhor como está a sua franquia e também olhar de forma geral as informações dela. Além disso, os dados que serão resultado da análise quantificam as suas ações.

Assertividade na tomada de decisão

O grande “atrativo” do Business Intelligence é ajudar você na tomada de decisão na sua franquia. Será que deve aumentar o valor do produto? Qual campanha deve fazer no próximo mês? Há algum problema no seu estoque?

Os dados, através da análise do Business Intelligence, poderão responder essas perguntas com assertividade. Ou seja, não existe “achismo” ou intuição, pois tudo é muito bem embasado.

Reduz os problemas da franquia

Se existe algum gargalo ou desafio na empresa que ainda não sabe como resolver, o Business Intelligence poderá auxiliar. Problemas no estoque, por exemplo, podem ser resolvidos rapidamente através das estratégias.

Aumenta a agilidade

Qualquer empresa precisa ter agilidade, seja para negociar a compra dos produtos ou para vendê-los e atender bem os seus clientes. Aliás, essa é uma das vantagens do Business Intelligence: a ferramenta automatiza e analisa algumas tarefas da sua empresa, simplificando e otimizando processos. 

Querendo investir no mercado de franchising, mas não sabe como? Conheça a Alphabeto, marca consolidada no setor de vestuário infantil. Investimos constantemente em tecnologia para que os nossos franqueados sejam bem-sucedidos na gestão do seu negócio. Baixe gratuitamente o nosso infográfico Franquia Alphabeto – Conheça tudo sobre o modelo e como se tornar um franqueado da rede e dê os primeiros passos rumo ao sucesso!

 

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.