5 pontos que você deve avaliar antes de abrir uma franquia

Você está pensando em abrir uma franquia? Isso é muito positivo. O segundo trimestre de 2019 viu o setor registrar um crescimento de 5,86% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, a previsão é de que o ano terminará com mais um crescimento acima da média.

Ou seja: esse é um excelente momento para abrir uma franquia, já que o mercado está em expansão, os resultados estão aparecendo e as oportunidades de crescimento são muitas e variadas.

No entanto, será que você está pronto mesmo para a tarefa? Será que achou a franquia certa para você? Descubra analisando os 5 pontos a seguir!

1. Consulte a perspectiva de faturamento antes de abrir uma franquia

Empreender e abrir a franquia dos seus sonhos é um ótimo investimento. Por isso, apesar de tantos outros fatores, devemos levar em consideração a perspectiva de faturamento que teremos com o negócio.

É claro que não é imprescindível que seja o maior faturamento possível, mas a franquia escolhida obviamente deve trazer boa lucratividade. Ou seja, um ganho que lhe pareça razoável ou adequado em relação à atividade que vai desenvolver.

Se você precisar, defina um valor de quanto seria aceitável faturar todos os meses com a sua empresa. Algumas franquias conseguem uma média mensal de R$ 99 mil, enquanto outras ficam bem abaixo disso. 

2. Pesquise a saúde do segmento da franquia antes de fechar negócio

Além de escolher bem a franquia em que você investirá, é importante pesquisar sobre a área em que ela está inserida. Você deve escolher um segmento que está em alta e não apresenta perspectiva de queda.

Por exemplo, o setor de franquias de moda registrou um crescimento de 3,96% no número de unidades vendidas no segundo trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. 

Isso mostra que o setor está indo bem e proporcionando crescimento para suas empresas. Portanto, as franquias de moda estão em alta e são indicadas para quem busca abrir uma empresa no momento.

abrir uma franquia

3. Analise o suporte e a tradição da marca antes de abrir uma franquia 

Empreender e abrir uma franquia não se trata apenas de colocar dinheiro no negócio e coletar os rendimentos todos os meses. Uma franqueadora, por exemplo, não empresta apenas o seu nome e marca. Ela firma uma parceria com base em muito mais que isso.

Um dos melhores recursos que uma franqueadora pode dar a sua rede de franqueados é know-how estruturado. Isso é: conhecimento formalizado que ajude o empreendedor a gerenciar adequadamente a franquia.

Por exemplo, quando as vendas estão em baixa, o que fazer? Qual a melhor atitude quando abre um concorrente próximo? O que fazer para se destacar? Esse conhecimento é imprescindível e só marcas respeitadas, com anos de mercado podem oferecer.

4. Confira as particularidades do contrato antes de assiná-lo

Um dos erros que a maioria dos empreendedores comete quando vai abrir uma franquia é não ler o contrato e a Circular de Oferta de Franquia adequadamente. Por causa disso, não entendem bem as particularidades de cada negócio.

Por isso, leia muito atentamente a COF da franquia dos seus sonhos, peça a um advogado ou especialista que explique os pontos em que você tiver dúvidas. Assim, você entrará no negócio sabendo o que esperar.

5. Verifique quais são os acordos com os fornecedores da franquia 

Além do know-how, outro importante recurso que a franqueadora tem a oferecer para a rede de franqueados é acordos com fornecedores. Algumas marcas, inclusive, são as próprias fornecedoras da sua rede.

Isso gera uma logística mais eficiente, sem desperdício de mercadoria (afinal, produtos parados são prejuízo) e com preço muito mais em conta. Ou seja: facilita ainda mais a vida da rede de franqueados.

Agora que você já sabe de tudo isso, pode abrir uma franquia tranquilamente, sem o medo de cometer algum erro ou ser enganado no processo. Lembre-se de pesquisar bastante e caprichar na sua escolha!

Se gostou do conteúdo e quer saber mais dicas, então siga nossa página no Instagram, curta nosso Facebook e assine nosso canal no YouTube para conferir outros materiais!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.