4 pontos que você deve avaliar antes de investir em uma franquia

Para empreender, você não precisa começar do zero ou assumir riscos de maneira desnecessária. Em vez disso, é possível aumentar as suas chances de sucesso com uma decisão estratégica: investir em uma franquia.

Dessa maneira, você tem a chance de iniciar um negócio cujo modelo já foi testado e validado. Além disso, poderá aproveitar os conhecimentos e a experiência da franqueadora, o que permite que você conquiste ótimos resultados.

Entretanto, isso só será possível se você escolher corretamente a franquia — e isso exige uma avaliação criteriosa. Então, veja quais são 4 pontos para observar antes de investir em uma franquia!

1. Conheça os resultados e as perspectivas do setor de atuação

Selecionar o setor de atuação é uma decisão fundamental, porque é a partir dessa escolha que você poderá analisar as diversas franqueadoras disponíveis. Sendo assim, é importante entender o funcionamento de determinado segmento e compreender quais são as suas perspectivas.

Pense, por exemplo, no setor de moda infantil. Esse segmento de varejo está aquecido e, para melhorar, sofre pouco o impacto da sazonalidade. Afinal, as mudanças de estação somadas às datas comemorativas mantêm as vendas em níveis interessantes.

Então, o ideal é escolher um segmento com bom potencial, pois isso reduz os riscos e favorece a atuação geral.

2. Avalie a força da marca antes de investir em uma franquia

Outro ponto importante para considerar é a marca em questão. Um dos benefícios de ser franqueado é aproveitar uma marca que já está no mercado. Porém, isso só será útil se a marca já for forte, reconhecida e capaz de atrair clientes desde o começo.

Portanto, avalie se a marca da franqueadora se destaca no setor de interesse, se é reconhecida pela qualidade e se atinge o público que você deseja. Com isso, você terá uma base extra para atuar de forma segura.

investir em uma franquia

3. Confira os valores associados à franquia de interesse

Entender os números também é essencial antes de investir em uma franquia. Afinal, isso orienta a tomada de decisão de maneira estratégica e evita que suas expectativas não estejam alinhadas.

Veja, por exemplo, qual é a taxa de franquia, a estimativa de investimento inicial, a taxa de royalties e a taxa de propaganda. Os dois primeiros valores são pagos apenas uma vez, mas as outras taxas incidem sobre o faturamento. Não é interessante escolher a franquia mais barata, mas, sim, a que tem melhor custo-benefício.

Além disso, é importante conhecer outros resultados, como a margem de lucro sobre as vendas e o payback time, que é o tempo de retorno do investimento.

4. Entenda o nível de suporte oferecido pela franqueadora

Um dos motivos para investir em uma franquia é poder contar com a matriz para explorar oportunidades e consolidar bons resultados. Para que isso seja possível, é preciso entender qual é o nível de suporte que a franqueadora oferece.

Veja, por exemplo, se há um sistema de compras mensal e focado no estoque adequado. Veja, também, se há boas ferramentas de gestão e tomada de decisão, se os consultores são qualificados e até mesmo se há apoio no projeto de padronização do ponto comercial.

Tudo isso será determinante para ter a melhor experiência e, assim, aplicar seu dinheiro da melhor maneira.

Sabendo avaliar corretamente a empresa e a marca, investir em uma franquia se torna uma tarefa mais simples. Portanto, use esses critérios para tomar uma decisão adequada e que atenda aos seus objetivos!

Para começar com o pé direito, veja o que é preciso saber para abrir uma franquia!

Facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.