3 dicas para criar um negócio lucrativo

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

É claro que ter o próprio negócio e conquistar a tão sonhada independência financeira é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, seja por falta de informação ou medo, muita gente deixa de levar o sonho adiante.

Uma breve olhada nos vários empreendimentos que existem dão o tom de que há muitas maneiras de conquistar um negócio lucrativo. É preciso apenas entender o que fazer para apostar em uma proposta mais certeira de investimento.

Neste post vamos dar 3 dicas que podem servir como o estímulo que estava faltando para você empreender — e conquistar o tão sonhado negócio de sucesso. Leia atentamente e comece a praticar agora mesmo!

1. Tenha o capital adequado para ter um negócio lucrativo   

Você não precisa de uma grande fortuna para começar um negócio lucrativo. No entanto, você deve ter algum capital de que possa dispor. Pegar dinheiro emprestado no banco ou alguma outra instituição financeira é uma opção, mas geralmente não é um bom caminho. As taxas de juros são muito altas e, se o empreendimento demorar para dar lucro, você pode se complicar.

Vá guardando dinheiro aos poucos ou invista o valor recebido na sua rescisão de emprego. Desse jeito, você evita começar o seu negócio com dívidas de longo prazo. Isso vai fazer com que você possa suportar o tempo necessário para o empreendimento dar certo!

2. Faça um bom estudo de viabilidade

Por melhor que seja a sua ideia, você precisa saber se há espaço para ela no lugar em que deseja concretizá-la. Afinal, não importa se você sempre sonhou em abrir um restaurante gourmet. Se na sua cidade as pessoas não forem suficientemente interessadas ou não tiverem poder aquisitivo para tanto, logo o empreendimento terá grandes chances de dar errado.

negócio lucrativo

Por isso, antes de mais nada observe o mercado da sua região. Veja que segmento já está saturado e quais áreas ainda podem ser expandidas. Se a sua cidade tem poucas lojas especializadas em artigos infantis de qualidade, por exemplo, você pode suprir essa carência.

Entretanto, avalie como sua proposta será recebida pelo público-alvo e quais ações de mercado valerão a pena serem feitas. Estude bem o mercado e examine a viabilidade do negócio antes de investir. No caso de uma franquia, geralmente há uma equipe para ajudá-lo com isso.

3. Seja realista em relação às despesas e receitas

Muitas vezes, um empreendimento dá errado apenas por falta de organização financeira de quem está à frente de sua gestão. Como o empreendedor deseja muito um negócio lucrativo, acaba sendo otimista demais e subestimando as despesas, orientando-se por meses de alta lucratividade como parâmetro.

Você precisa fazer exatamente o oposto! Na hora de realizar as estimativas e planejar as finanças da empresa, considere como base os meses com maior despesa e menor receita. Assim, dificilmente você será surpreendido por um mês com recursos muito abaixo do planejado e com despesas altas demais.

Conquistar um negócio lucrativo demanda organização, confiança no que vai investir e bom planejamento. Para começar, tenha algum dinheiro guardado. Começar com dívidas altíssimas geralmente não é uma boa opção. Considere sempre a alta das despesas e a baixa das receitas na hora de montar seu planejamento. Com isso, você já vai sair bem na frente da concorrência!

Em seguida, estude como é a operacionalidade e funcionamento do negócio. Mesmo que você queira investir em uma franquia conhecida, vai precisar entender o mercado da sua cidade e ver como a empresa funcionaria lá para de fato ter um negócio lucrativo.

Preparado para ser um empreendedor de sucesso? Siga a gente nas redes sociais: no Facebook, no Instagram, no Linkedin e no YouTube para ficar por dentro de outras ótimas dicas para montar seu negócio com sucesso.

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×